• Home
  • ICMBio disponibiliza relatório sobre aves migratórias

ICMBio disponibiliza relatório sobre aves migratórias

0 comments

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Está disponível para consultas e download o Relatório Anual de Rotas e Áreas de Concentração de Aves Migratórias no Brasil-2014, que indica as principais rotas de migração, áreas de concentração e de ocorrência de espécies ameaçadas de extinção.

Essas informações são fundamentais para indicar as áreas onde serão ou não necessários estudos de impacto ambiental, simplificando o processo de licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fonte eólica (vento) em superfície terrestre. O relatório está disponível no site do ICMBio, e o pdf neste link.

Elaborado pelo Centro Nacional Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Cemave/Dibio/ICMBio), o relatório atende à Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº462.

“As informações representam um conjunto de dados que nós mantemos há mais de 30 anos, de 750 mil aves do Brasil e do exterior”, afirmou o Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio), Marcelo Marcelino.

O trabalho apresenta ainda uma série de recomendações de estudos e ações de conservação que o órgão licenciador poderá indicar ao empreendedor para desenvolver nas áreas de concentração de espécies migratórias ou ameaçadas e estabelece os métodos de amostragem e monitoramento de aves, que devem ser utilizados nas áreas afetadas pelo empreendimento.

“Este relatório é fruto principalmente de dois importantes bancos de dados (SNA.Net e ARA) do Cemave, organizados ao longo de 38 anos de atividades do Centro. Nossa perspectiva é gerar novos produtos como esse para que sejam cada vez mais utilizados como instrumentos para a conservação das aves brasileiras”, declarou o coordenador do Cemave, João Nascimento.

Sobre o Cemave

O Centro Nacional Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres  é um dos 11 Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação geridos pelo ICMBio, com atuação em todo território brasileiro e sede localizada na Floresta Nacional Restinga de Cabedelo, na Paraíba.

Sua principal missão é subsidiar tecnicamente a conservação das aves silvestres brasileiras e dos ambientes dos quais elas dependem.

Fonte: Portal Brasil

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>