• Home
  • Família cuida de abrigo com mais de 50 cães para adoção, no ES

Família cuida de abrigo com mais de 50 cães para adoção, no ES

0 comments

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma família do bairro Valparaíso, na Serra, região Metropolitana de Vitória, cuida de um abrigo de animais e tem mais de 50 cachorros. Os tutores Lívia Lopes e José Neto Barcelos cuidam dos animais com a ajuda de voluntários e disponibilizam os animais para adoção.

O casal conta que adotar animais não é só dar água e ração, mas também inclui gastos com veterinários e vacinas anuais. Segundo Lívia, a família só consegue manter o abrigo por causa da ajuda de voluntários e doações.

“Eu e minhas amigas, minha filha e meu marido cuidamos, com um pouquinho de cada um. Assim, cada um doa um tempinho do dia, vem aqui me ajudar, tem voluntários. São 600 kg de ração por mês, de doação. Sozinha eu não dou conta”, conta a protetora.

O médico veterinário Saulo Brandão diz que é possível fazer uma adoção consciente, verificando a saúde do animal. “Sempre tem que observar a pelagem, se não tem falha. Se os olhos não tem remela, se tiver pode ser uma doença infecto contagiosa. Tem que levar no veterinário primeiramente, porque se ele desconfiar de alguma coisa já faz pelo menos um exame de sangue, que já indica muita coisa”, explica.

O abrigo da família é um dos mais de 40 da Grande Vitória que sobrevivem com doações e trabalho voluntário. Os animais são recolhidos das ruas, abandonados, e muitas vezes são encontrados com ferimentos.

“Uma vez teve um pitbull de rinha, que como já não servia mais para participar dessas rinhas, porque era um cachorro velho, arrancaram os dentes e jogaram na BR. Em seguida um carro veio e bateu nesse cachorro. Imediatamente nós saímos daqui meia-noite, pegamos esse cachorro, levamos para uma clínica particular e pagamos do nosso bolso”, conta o protetor José Neto Barcelos.

Quem adota um animal deve assinar um termo de adoção dizendo que vai cuidar dele. Os abrigos retiram os cachorros da rua e evitam vários problemas, tanto para os animais que sofrem abandono, quanto para quem passa nas ruas.

A adoção ajuda a retirar animais das ruas (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
A adoção ajuda a retirar animais das ruas (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>