• Home
  • Conheça a Vromage, loja de queijos veganos artesanais

Conheça a Vromage, loja de queijos veganos artesanais

0 comments

(da Redação)

Youssef em sua loja, Vromage (Foto: Anne Cusack/Los Angeles Times).
Youssef em sua loja, Vromage (Foto: Anne Cusack/Los Angeles Times).

Há três meses, foi inaugurado em Los Angeles um negócio pra lá de promissor: a Vromage faz da criação de queijos uma arte para apaixonar quem ama os animais e uma cozinha sem crueldade.

Os queijos tradicionais, feitos com leite de origem animal, desenvolveram ao longo de séculos uma cultura sofisticada de produção com grande diversificação e engenho. Agora, Youssef Fakhouri quer adaptar esta cultura para uma alimentação com compaixão.

Criado em Casablanca e Paris, Youssef tem formação como chef de cozinha e tem trabalhado com queijos veganos desde 2009. “A inspiração veio de amigos veganos. Todo mundo reclamava dos queijos sem leite”.

Seu principal ingrediente são as castanhas, que ele usa para fazer leites e depois aplicar processos tradicionais da fabricação de queijo artesanal. Ele começou experimentando com pinhão, pistache e macadâmia e desde então tem alargado o cardápio. Atualmente, produz 17 variedades, dentre as quais o cashembert (inspirado pelo camembert) e o veganzola (originado do gorgonzola).

Seus queijos artesanais dependem das sutilezas dos ingredientes, dos processos de fermentação, das trufas ou ervas que adiciona e até do lugar de origem da oleaginosa. Não existe padronização e nenhuma roda de queijo repete exatamente o gosto de outra, “esta é a beleza da coisa”, diz Youssef. Ele espera que os sabores façam sucesso por si mesmo, “não estou tentando fazê-lo ficar indistinguível da contrapartida animal”.

A lojinha da Vromage está localizada no número 7988 da Sunset Boulevard, Los Angeles, Estados Unidos. Seus preços variam entre 2,40 e 3 dólares a onça, o que equivale a mais ou menos 300 reais o quilo pelo queijo mais caro da casa. Você pode dar uma olhada nas variedades de produtos através do site.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>