• Home
  • Califórnia luta para suspender liminar que autoriza a produção de foie gras

Califórnia luta para suspender liminar que autoriza a produção de foie gras

0 comments

Ativistas protestam contra a lei que derruba a proibição de foie gras na Califória - Foto: Frederic J. Brown / AFP/Getty Images
Ativistas norte-americanos protestam contra a lei que derruba a proibição de foie gras na Califórnia – Foto: Frederic J. Brown / AFP/Getty Images

Por Alex Avancini (da Redação)

Más notícias infelizmente chegam da Califórnia. A comercialização de foie gras voltou a ser autorizada pelo estado norte americano. Um juiz federal derrubou a lei estadual de restrição da venda de um dos mais cruéis pratos já inventados pela humanidade colocando fim a uma proibição que já durava dois anos.

De volta ao menu, ativistas californianos já iniciaram os trabalhos de conscientização para conquistar novamente a medida que proíbe a terrível iguaria no estado e garantir o futuro de um grupo de animais explorados em nome da alimentação.

O foie gras é um termo em francês que literalmente significa “fígado gordo”. Um prato formado do fígado de um pato ou ganso super alimentado de maneira forçada que amplia artificialmente seus órgãos.

Grupos de direitos animais já se articulam para recorrer a decisão e anunciam que os restaurantes que aderirem ao uso do ingrediente estarão sujeitos a protestos em seus estabelecimentos. Os favoráveis à liberação de foie gras no estado da Califórnia alegaram inconstitucionalidade à lei norte-americana pois interferia com uma lei federal em vigor que regula produtos avícolas.

A Califória havia se tornado em 2004 o primeiro estado a proibir o uso de foie gras, lei que entrou em vigor em 2012 e certamente este retrocesso é uma triste notícia para os animais, que serão perseguidos para satisfazer o paladar de um grupo de apreciadores da iguaria culinária.

“Estamos confiantes de que o 9º Circuito irá corrigir o erro do Tribunal de Distrito, e espero que o procurador-geral acelere este resultado”, disse Stephen Wells, diretor-executivo da Animal Legal Defense Fund

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>