• Home
  • Animais silvestres são devolvidos aos seus habitats em Campos, no RJ

Animais silvestres são devolvidos aos seus habitats em Campos, no RJ

0 comments

Jacaré de papo amarelo foi um dos animais devolvidos à natureza (Foto: Divulgação / Ascom Campos)
Jacaré de papo amarelo foi um dos animais devolvidos à natureza (Foto: Divulgação / Ascom Campos)

Dezoito animais silvestres foram devolvidos à natureza nesta terça-feira (3), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Um jacaré de papo amarelo, um gambá e 16 aves silvestres, entre canários-da-terra, coleiros, caboclinho e pixanxão, estavam sob os cuidados do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Animais Silvestres (Nepas/ Uenf). No local, eles receberam atendimento veterinário e foram avaliados antes de serem soltos.

Pássaros silvestres também voltaram ao habitat natural (Foto: Divulgação / Ascom Campos)
Pássaros silvestres também voltaram ao habitat
natural (Foto: Divulgação / Ascom Campos)

A ação foi conjunta da Guarda Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Animais Silvestres (Nepas), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Os animais foram resgatados e recebidos pelo GAM em janeiro deste ano.

De acordo com a Guarda Ambiental, a importância da devolução dos animais à natureza é que eles desenvolvem papéis importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza. “São eles quem dispersam sementes, “plantando” árvores. Também controlam populações de espécies , quando em excesso, podem ser prejudiciais às nossas lavouras e criações, e ainda produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças. Cada pequeno animal tem sua função específica na natureza e a sua ausência acarreta em prejuízos incalculáveis para a humanidade”, explicou o comandante da GAM, Sávio Tatagiba.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>