• Home
  • Cerca de 1.500 cães e gatos foram abandonados só esse mês Teresina (PI)

Cerca de 1.500 cães e gatos foram abandonados só esse mês Teresina (PI)

0 comments

As formas de maus-tratos e abandono de animais são muitos e estão cada vez mais freqüentes em Teresina. Somente esse ano, a Gerência de Zoonoses já recolheu cerca de 1.500 cães e gatos pelas ruas e também nas casas dos tutores. Grande parte deles foi abandonado depois que contraiu algum tipo de doença.

De acordo com Jane Hadhad, administradora voluntária da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), a entidade recebe várias denúncias de maus-tratos diariamente, mas não tem capacidade para atender a todos. Atualmente, a Apipa abriga 77 cães e 265 gatos, extrapolando muito o limite aceitável de abrigados. Segundo ela, no final de ano, o número aumenta.

“As pessoas querem férias e querem se livrar dos animais e acabam tomando certas atitudes sem pensar neles e querem logo trazer para a Apipa, mas é importante explicar que aqui não é hotel, não é clínica, nem abrigo para animais de férias. Aqui é um abrigo carente, que cuida de animais doentes e que precisa de ajuda em tudo”, afirma.

Ainda segundo a voluntária, as formas de abandono de animais são surpreendentes até para quem tem contato diário com esses casos. Ele relatou casos de pessoas que abandonam o animal por causa de carrapato, porque descobrem que não querem mais essa responsabilidade ou até mesmo porque vão se mudar.

“Nesses casos, eles preferem se livrar rapidamente do animal e o bichinho acaba indo parar na rua, sofrendo maus-tratos e agressões. Precisamos abrir um discussão importante sobre a adoção responsável, sobre a responsabilidade que é pegar uma animal para criar”, afirma Jane Hadhad.

Oriana Bezerra, diretora da Gerência de Zoonoses em Teresina, afirma que muitas pessoas ligam para o órgão solicitando o recolhimento de animais, em especial cães e gatos, mesmo não oferecendo nenhum risco para a saúde humana. No momento da realização desta reportagem, a diretora chegou a receber uma dessas ligações, mas explicou a situação e não autorizou o recolhimento do animal.

“As pessoas precisam entender que quando elas pegam um animal para criar, elas passam a ser responsável por ele até sua morte. Na Zoonoses, só recolhemos animais que oferecem algum risco à saúde da população, como aqueles que adquiriram raiva e calazar”, explica.

O que poucos sabem é que maltratar ou abandonar um animal é crime e a pena pode variar de 15 dias a um ano. Atualmente, sem uma delegacia especializada para atender esse tipo de crime, caso você veja ou saiba de maus-tratos cometidos contra qualquer tipo de animal, a orientação é procurar um posto da Delegacia comum e lavrar um Boletim de Ocorrência.

Abandono e maus-tratos a animais é crime. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pelo Art. 164 do Código Penal, que prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo.

A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Já pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.

“As penas preveem prisões e multas, mas eu acho que ainda é pouco. Apenas um ano de prisão é pouco para os crimes bárbaros que vemos, acho que deveria ser igual ao ser humano, porque são seres vivos, têm vida e espírito. Eu acredito que eles têm um lugar lá em cima, você mata um ser é um crime e precisa ser punido com rigidez”, opina Jane Hadhad.

Fonte: 180 graus

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NÚMEROS TRISTES E ALARMANTES. NÃO ENTENDO COMO AS PESSOAS SE OMITEM TANTO NESSAS QUESTÕES DE MAUS TRATOS. OS ANIMAIS DIFICILMENTE SE DEFENDEM SOZINHOS, SÃO DEPENDENTES DE NÓS, SÃO RESPONSABILIDADE NOSSA “SIM”. A SITUAÇÃO É TÃO ABSURDA QUE NEM AS LEIS CONTRA OS MAUS TRATOS SÃO CUMPRIDAS…É UM DEBOCHE, UM DESCASO GERAL! É UMA VERGONHA PARA O SER HUMANO SABER QUE ESSES NÚMEROS HORRÍVEIS AUMENTAM AO INVÉS DE DIMINUIR, PARECE QUE AINDA ESTAMOS NA IDADE DA PEDRA!

    1. O mesmo que você faria pra ajudar os ignorantes de SP, RJ, RS, MG, SC resumindo:os 27 estados brasileiros mais o DF. E quer saber mais todos os ignorantes humanos, pois esses estão pelo mundo afora!!!!!

  2. O problema de quem abandona animais não é falta de consciência, é sim falta de caráter. Campanhas de conscientização não funcionam com esse tipo de gentalha. Gente sem vergonha, sem caráter e inferior só aprende quando sente no bolso. Se começassem a receber multas astronômicas, pensariam duas vezes antes de pegar um animal para abandonar pouco tempo depois.

  3. Os seres humanos que se importam ou tem compaixão pelos animais são UMA MINORIA irrelevante.
    A maior parte dos humanos pouco está se lixando para outros animais, tanto faz que morram ou que sofram, isso não é importante para a humanidade.
    A humanidade é a espécie mais cruel, perniciosa e irracional do planeta.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>