• Home
  • Ufra tem posto fixo de vacinação antirrábica, em Belém (PA)

Ufra tem posto fixo de vacinação antirrábica, em Belém (PA)

0 comments

O campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) em Belém já conta com um posto fixo de vacina antirrábica que funcionará fora do período da campanha de imunização de cães e gatos. O Canil/Gatil vai atender em parceria gratuitamente com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA).

Os animais também poderão ser vacinados no CCZ ou em clínicas particulares. Para a vice-diretora do Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA) da Ufra, Profa. Dra. Érika Branco, a proposta do Centro veio de encontro às expectativas da Universidade, que oferece outros serviços veterinários gratuitos ou a preços acessíveis à população.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, na última campanha, realizada no dia 1º de novembro, houve baixa procura pela vacina na área da Terra Firme, bairro onde se localiza a UFRA. “Nós acreditamos que essa realidade pode mudar com a criação desse posto fixo”, diz Érika.

Canil/Gatil da Ufra

O atendimento será feito às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mas a expectativa é que em breve o serviço passe a funcionar de segunda a sexta. Poderão receber a dose cães e gatos a partir dos 3 meses de idade, exceto as fêmeas gestantes.

De início, o novo posto já conta com 100 doses da vacina, além de material de consumo, como agulhas e seringas, providos pelo CCZ. O serviço contará com o trabalho de uma residente da área de doenças infectocontagiosas, do Programa de Residência do Hospital Veterinário da Ufra, e de bolsistas do Canil/Gatil.

Raiva

Segundo o Ministério da Saúde, a raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A vacinação periódica e rotineira de 80% dos cães e gatos pode quebrar o elo da cadeia epidemiológica de transmissão, impedindo que o vírus alcance a população, interrompendo, assim, o ciclo urbano da raiva.

Serviço

O Canil/Gatil da Ufra está localizado ao lado do prédio administrativo do Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA), no Campus Belém (Av. Presidente Tancredo Neves, nº 2501, bairro Terra Firme). A vacinação antirrábica será oferecida às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Não será autorizada a retirada da vacina; o tutor deverá levar o animal até o local.

Fonte: G1

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>