• Home
  • Homens são detidos por cativeiro de animais em Sergipe

Homens são detidos por cativeiro de animais em Sergipe

0 comments

Pelotão de Polícia Ambiental apreende aves silvestres em Aracaju (Foto: Divulgação/Pelotão Ambiental)
Pelotão de Polícia Ambiental apreende aves silvestres em Aracaju (Foto: Divulgação/Pelotão Ambiental)

O Pelotão de Polícia Ambiental de Sergipe encontrou pássaros silvestres em cativeiro em duas ocorrências atendidas no fim de semana, mas o resultado das apurações só foi divulgado nesta terça-feira (28).

A primeira apreensão aconteceu em uma casa localizada na Rua Anchieta, no Loteamento Marivan, em Aracaju. A equipe foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para verificar um possível cativeiro de pássaros silvestres e no local encontrou 17 aves e um homem de 60 anos que se identificou como guardião dos animais.

Como o idoso não possuía autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para manter a criação foi detido e encaminhado para a Delegacia Plantonista. Na casa do suspeito também foram recolhidos dois artefatos para captura de pássaros, dando a entender que o infrator seria responsável por capturar os animais no seu habitat natural.

Outras 19 aves foram apreendidas em uma casa da região do Jardim Loredo, no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão (SE). Após denúncia anônima, os policiais encontraram várias gaiolas expostas na varanda da casa. O proprietário de 54 anos também não tinha licença do Ibama.

Os 19 pássaros foram apreendidos, a maioria das espécies azulão, papa-capim e cabeça.

A lei nº 9.605/1998 diz que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização do órgão competente é crime com pena prevista de seis meses a um ano de detenção. Os proprietários dos animais assinaram um termo circunstanciado e vão responder pelo crime ambiental.

Fonte: G1

Nota da Redação: Manter animais silvestres aprisionados e caçá-los é considerado crime ambiental somente se o tutor não tiver licença ou se o ato for realizado de forma irregular. Apesar de pessoas serem multadas diariamente por “posse” ilegal de aves, esses animais também são vendidos, de maneira legalizada, normalmente em pet shops, dentro de gaiolas onde permanecem por toda sua vida.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>