• Home
  • Parque Biológico assinala Dia Mundial do Animal com libertação de aves

Parque Biológico assinala Dia Mundial do Animal com libertação de aves

0 comments

O Dia Mundial do Animal será assinalado com a libertação de algumas dezenas de pássaros
O Dia Mundial do Animal será assinalado com a libertação de algumas dezenas de pássaros

“Passa, ave, passa, e ensina-me a passar!” podia resumir a ação do Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia (PBG), que assinala este sábado o Dia Mundial do Animal com a libertação de algumas dezenas de pássaros.

O excerto é de um poema de Fernando Pessoa, já o trabalho de recuperação de aves feridas encontradas, apreendidas ou entregues no PBG – o primeiro centro de recuperação que abriu em Portugal – tem cerca de trinta anos, estando mais “sistematizado” desde há uma década.

“É um trabalho importante por duas razões: pela conservação da natureza, a questão das espécies raras, mas fundamentalmente pela educação ambiental”, descreveu à Lusa o diretor do PBG, Nuno Oliveira.

Às vezes algumas famílias fazem quilômetros para entregar um animal ferido. A fiscalização por parte das autoridades também tem vindo a aumentar, mas o PBG garante que “sensibilização nunca é demais”.

Até à data, em 2014 ingressaram no centro gaiense cerca de 1.500 animais, dos quais cerca de 800 são espécies selvagens. “Destes 800, 50% foram recuperados e devolvidos à natureza”, informou a direção.

Em 2013, este espaço acolheu 3.289 animais vivos, mais 1.170 face ao ano anterior. Tratou-se do maior número de animais vivos que deram entrada num ano. Em 2000 foram 304 os animais recolhidos.

Fonte: Correio da Manhã

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>