• Home
  • Orcas são vistas perto da costa na Praia dos Ingleses, em Florianópolis (SC)

Orcas são vistas perto da costa na Praia dos Ingleses, em Florianópolis (SC)

0 comments

Foto: Reprodução / Agência RBS
Foto: Reprodução / Agência RBS

Um grupo de quatro orcas, dois adultos e dois filhotes, foi avistado na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Era início da tarde de domingo (14) quando os animais começaram a se aproximar da costa — e eles chegaram bem perto, ficaram a até 20 metros de distância.

A posição em que foram vistos, se movimentando de forma paralela à costa, pode significar que estavam “patrulhando”, na linguagem dos biólogos — ou, no popular, estavam em busca de alimento.

De acordo com um estudo do Centro de Mamíferos Aquáticos do ICMBio, de 2010 para cá as orcas foram avistadas entre uma e duas vezes ao ano nas praias do Estado, principalmente entre a Ilha do Arvoredo e a Guarda do Embaú. E a frequência pode estar associada ao aumento do número de baleias francas no litoral de Santa Catarina (que aparecem entre junho e novembro, para acasalar ou ter os filhotes) – já que a orca é um de seus predadores.

Apesar de conhecidas popularmente como “baleias-assassinas”, as orcas são na verdade da família dos golfinhos. O biólogo Paulo Flores, que estuda golfinhos há mais de 20 anos e atua no Centro de Mamíferos Aquáticos, explica que esses animais vivem em todos os oceanos, em qualquer profundidade e temperatura.

As orcas se alimentam de peixes, tartarugas marinhas, outros golfinhos, baleias e tubarões. Até hoje, segundo Flores, não há registro de ataque de orcas a humanos na natureza (os ataques teriam acontecido somente em ambiente de cativeiro, nos parques aquáticos).

Fonte: Diário Catarinense

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>