• Home
  • Projeto da UFRA presta assistência a cavalos abandonados em Belém (PA)

Projeto da UFRA presta assistência a cavalos abandonados em Belém (PA)

0 comments

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Universidade Federal Rural do Pará (UFRA) desenvolveu em Belém um projeto que presta assistência a equinos que são abandonados, muitas vezes em péssimo estado e doentes, pelas ruas da capital paraense. Nas pistas, os animais errantes representam grande risco de provocar acidentes envolvendo motoristas.

O Projeto Carroceiro, que existe há 11 anos, já atendeu gratuitamente mais de 1.500 cavalos e muares. Após serem tratados pela equipe de médicos veterinários da universidade, são doados para fazendas em que os proprietários se responsabilizam por cuidar dos animais. Caso o animal apreendido já tenha um tutor, será tratado e seu tutor, autuado. O responsável receberá ainda orientação de como tratar do seu animal antes de recebê-lo de volta.

A universidade tem estrutura para atender até 30 cavalos por mês, mas a demanda é muito maior: atualmente, o espaço recebeu 11 cavalos que foram abandonados, porém, receberam o pedido de resgate para mais quatro animais na última segunda-feira (8). A coordenação do projeto afirma estar impossibilitada de recebê-los por falta de transporte apropriado.

Os resgates geralmente são feitos pela Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), pelo Corpo de Bombeiros ou o Centro de Controle de Zoonoses. O veterinário Heriberto Figueiredo afirma que nos bairros de Águas Brancas e Aurá, em Ananindeua, existem pelo menos 700 cavalos abandonados que circulam na área.

“A UFRA não faz resgate, não é papel da universidade. Nós trabalhamos com os técnicos, os alunos, os professores da medicina veterinária, nós fazemos a reabilitação clínica dos animais para que se reabilitem por completo”, explica o veterinário Heriberto Figueiredo.

Fonte: G1

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O QUE VALE É A BOA INTENÇÃO DO PROJETO. AJUDAM A RECUPERAR OS ANIMAIS AO INVÉS DE MATÁ-LOS! BELO EXEMPLO A SER SEGUIDO POR MUITOS CCZ ESPALHADOS PELO BRASIL.

  2. Muito boa a atitude da UFRA no sentido de reabilitar os animais abandonados mas gostaria de saber o que e preciso para ser um beneficiado com a doaçao de um animal desses, assim deixo meu email para contato, muito obrigado

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>