• Home
  • Câmeras flagram brincadeira de onças na floresta amazônica

Câmeras flagram brincadeira de onças na floresta amazônica

0 comments

onça

Câmeras registraram momentos em que onças-pintadas brincam com os equipamentos de monitoramento instalados na Reserva Mamirauá, no Amazonas. Os vídeos foram feitos em uma área da floresta amazônica na região de Tefé, cidade a 630 km de Manaus. Nas imagens, concedidas ao G1 nesta terça-feira (9), os felinos parecem se divertir com os flashes disparados pelas armadilhas fotográficas. Veja o vídeo.

Os registros ocorreram em 2012. As câmeras pertencem ao Projeto Iauaretê, desenvolvido pelo Instituto Mamirauá, que também monitora onças da região por meio de colares com GPS.

As armadilhas fotográficas são câmeras ativadas quando os animais passam em frente aos equipamentos. Segundo o Instituto, além de registrar os movimentos dos animais, o projeto tem o objetivo de identificar os hábitos dos felinos na Reserva Mamirauá.

A área fica alagada parte do ano. Em julho de 2014, pesquisadores da Instituto divulgaram que as onças-pintadas sobrevivem em árvores de 20 a 30 metros de altura durante a cheia na Amazônia. De acordo com os cientistas, esses animais criam seus filhotes e se alimentam de macacos e preguiças, até a vazante dos rios começar.

GPS

As onças que recebem os colares com GPS são apreendidas em trilhas montadas na reserva. Os animais que caem nas armadilhas são sedados, recebem o equipamento, e são devolvidos à natureza. O colar fica no corpo da onça por um ano, prazo estabelecido para o equipamento se desprender do animal.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>