• Home
  • Tamanduá é resgatado com queimaduras em Cruz das Posses (SP)

Tamanduá é resgatado com queimaduras em Cruz das Posses (SP)

0 comments

Tamanduá recebeu os primeiros socorros em Sertãozinho (Foto: Eliel Almeida / A Cidade)
Tamanduá recebeu os primeiros socorros em Sertãozinho (Foto: Eliel Almeida / A Cidade)

Veterinários do Canil Municipal de Sertãozinho capturaram uma fêmea de tamanduá-bandeira com queimaduras nas margens do rio Pardo, em Cruz das Posses, no início da noite desta quarta-feira (3).

De acordo com o veterinário da Prefeitura de Sertãozinho, André Luiz Giovanini, o animal apresentava queimaduras nas patas e também no focinho.

“Ele estava bem agressivo quando o encontramos. Foi constatada a presença de miíase [doença causada por infestação de larvas de moscas] e queimaduras nas patas. Algumas garras também estão quebradas”, explicou.

O tamanduá, que está ameaçado de extinção, foi encontrado por moradores de ranchos que avisaram a Secretaria do Meio Ambiente de Sertãozinho.

“De imediato acionamos a Polícia Militar Ambiental que nos deu a autorização para resgatar o animal e realizar os primeiros atendimentos”, disse o secretário do Meio Ambiente de Sertãozinho, Carlos Alexandre.

Devido à gravidade dos ferimentos, o veterinário acredita que o tamanduá tentou fugir de uma queimada.

“Na falta de orientação por causa da visão fraca e no desespero ele tentou se livrar de um foco de incêndio, mas acabou sofrendo estas lesões. Mais uma vez, por causa destas queimadas a fauna silvestre acaba pagando o preço”, disse Giovanini.

Tamanduá será levado para Ribeirão

O secretário do Meio Ambiente de Sertãozinho, Carlos Alexandre, já solicitou a transferência do tamanduá para Ribeirão Preto.

De acordo com o secretário, o tamanduá-bandeira será entregue à Polícia Ambiental na manhã desta quinta-feira (4).

“Primeiro fizemos os atendimentos necessários para salvar o animal, agora ele será transferido. Acredito que ficará sob a responsabilidade dos técnicos do Bosque Fábio Barreto”, disse.

Fonte: Jornal A Cidade

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>