• Home
  • Centro de Bem-Estar Animal será inaugurado no ano que vem em Mogi (SP)

Centro de Bem-Estar Animal será inaugurado no ano que vem em Mogi (SP)

0 comments

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) autorizou a realização das obras para a construção do Centro de Bem-Estar Animal, no distrito de César de Souza. O espaço, que como o próprio nome sugere será destinado exclusivamente à assistência de animais domésticos abandonados e vítimas de maus-tratos, ficará anexo à atual sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Ao todo, segundo o prefeito, devem ser investidos R$ 500 mil para a implantação do serviço, com uma área de cerca de 300 metros quadrados disponível, com recepção, sala de consulta, sala de cirurgia, sala de exames diagnósticos, raio X móvel, canil e gatil com solário, almoxarifado, sala administrativa, entre outros espaços.

A previsão é de que a inauguração do Centro de Bem-Estar Animal aconteça em meados de 2015, com capacidade para atender cerca de 100 animais (70% cães e 30% gatos).

“É um investimento peculiar da Prefeitura de Mogi das Cruzes na causa animal e que há muito era reivindicado pela população. Hoje, demos autorização para o processo licitatório da escolha da empresa que fará as obras, o que deve levar pouco mais de dois meses. Até o fim deste ano, devem começar os trabalhos e, em meados de 2015, teremos o Centro de Bem-Estar Animal funcionando”, discursou Bertaiolli, durante visita ao Centro de Controle de Zoonoses.

“Mais do que garantir abrigo e assistência aos animais abandonados, o Centro de Bem-Estar Animal terá como responsabilidade garantir uma maior conscientização da população no trato com os animais e da guarda responsável. Não é uma iniciativa muito comum em outras administrações públicas, porém, tenho certeza de que em breve Mogi será referência no que se refere às políticas públicas da saúde da população e também dos animais. Afinal, teremos em breve o Código do Bem-Estar Animal, que está em análise na Câmara Municipal”, completou o prefeito.

Petmóvel

Outro serviço para o bem-estar animal, citado por Bertaiolli e que, segundo ele, tem dado bons resultados é da Unidade Móvel de Educação e Esterilização (Petmóvel), com serviço itinerante de castração. Desde outubro do ano passado, quando foi implantado, o Petmóvel já realizou mais de 1,8 mil castrações em animais de Jundiapeba, Taiaçupeba, Vila Estação e Conjunto Santo Ângelo. Atualmente, segundo o prefeito, mais de 80 mil animais vivem na cidade.

Para realizar a castração de um cão ou gato, o tutor deve ir até o Centro de Controle de Zoonoses para efetuar o registro do animal. Em seguida, deve participar de uma atividade educativa para que seja marcada a cirurgia de castração.

O procedimento é indicado para todos os cães e gatos a partir de 3 meses de idade e pode ser feito em machos e fêmeas. A castração garante vantagens aos animais, como redução da incidência do câncer de mama e infecções no útero das fêmeas e diminuição dos tumores de testículo e próstata nos machos.

Fonte: Mogi News

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>