• Home
  • Nova espécie de sapo é descoberta em Madagascar

Nova espécie de sapo é descoberta em Madagascar

0 comments

sapo

Uma equipe multinacional de cientistas liderada pelo Dr. Gonçalo Rosa, do Instituto de Conservação e Ecologia da Universidade de Kent, na Inglaterra, encontrou uma nova espécie de sapo nas profundezas da floresta de Ankarafa, na Península Sahamalaza, em Madagascar. Depois de explorarem a região, Dr. Rosa e seus colegas descreveram a nova espécie e a batizaram de Boophis ankarafensis.

Boophis é um gênero de pererecas pertencentes à família Mantellidae. O gênero é endêmico de Comores e Madagascar e compreende mais de 70 espécies, muitas das quais só recentemente foram descritas. Já o termo “ankarafensis” é um epíteto específico decorrente do habitat da espécie.

A nova espécie de sapo

A nova espécie é de cor verde com manchas de um vermelho brilhante localizadas em toda a sua cabeça e nas costas. Os machos adultos têm cerca de 23 a 24 mm de comprimento, enquanto que as fêmeas têm cerca de 28 a 29 mm. Não é de se estranhar o fato de essa espécie ter demorado tanto para ser descoberta.

Foram detectados precisamente 56 indivíduos nas margens de dois rios da floresta Ankarafa, 48 sapos do sexo masculino e apenas 8 do feminino. De acordo com Dr. Rosa, como a espécie não foi verificada em nenhuma outra pesquisa, e é provável que seja típica da floresta de Madagascar.

Ameaças

A nova espécie já enfrenta ameaças há muito tempo, apesar de ter sido encontrada apenas recentemente. De acordo com os pesquisadores, embora viva em um parque nacional, a queda contínua da qualidade ambiental dessa reserva e a extensão do seu habitat traz riscos à sobrevivência do sapo. Ele inclusive está cotado para ser classificado como “criticamente em perigo”.

Fonte: Hypescience

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>