• Home
  • Nova Odessa (SP) abre inscrição para castração gratuita de 600 animais

Nova Odessa (SP) abre inscrição para castração gratuita de 600 animais

0 comments

Castração reduz risco de tumores e aumenta a expectativa de vida (Foto: Adilson Cardoso)
Castração reduz risco de tumores e aumenta
a expectativa de vida (Foto: Adilson Cardoso)

A Prefeitura de Nova Odessa (SP) está com inscrições abertas para famílias interessadas em participar do Programa de Castração Animal, que fará cirurgias gratuitas em 600 animais domésticos. Para se inscrever é necessário comprovar renda mensal de até três salários mínimos. Até o final deste ano serão castrados 450 cães e 150 gatos, que também receberão microchip, segundo a administração.

Os interessados devem procurar a Diretoria de Vigilância em Saúde (Rua Rafaela Manzi Piconi, 122, Parque Residencial Klavin) de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. No local deve ser apresentado comprovante de renda familiar e cópia do comprovante de endereço em Nova Odessa, além de carteira de identidade e CPF.

“Após o cadastro, o Setor de Zoonoses entrará em contato, no decorrer do ano, com os inscritos para agendar a data, horário e local dos procedimentos de castração e microchipagem”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura nesta sexta-feira (11).

A castração é o método mais eficaz no controle populacional de animais, de acordo com a Secretaria de Saúde. Segundo a médica veterinária Paula Faciulli, o método traz ainda vantagens como a redução do risco de tumores e o aumento da expectativa de vida dos cães e gatos, que podem ser castrados a partir dos 7 meses de vida, conforme a Prefeitura. O procedimento consiste em uma cirurgia com anestesia geral. Nas fêmeas são retirados o útero, trompas e ovários e nos machos, os testículos. Após a operação os animais não precisam ficar internados e, em uma semana, estão totalmente recuperados.
Microchips

“Utilizando o efeito da anestesia os gatos e cachorros recebem a implantação de microchips para identificação eletrônica. Isto permite o controle das vacinas aplicadas e também a identificação de cada animal caso ele se perca”, informou nota da assessoria de imprensa. Mais informações sobre o programa pelo telefone (19) 3466-3972.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>