• Home
  • Mutirão castra mais de 100 animais em Siderópolis (SC)

Mutirão castra mais de 100 animais em Siderópolis (SC)

0 comments

Em pouco mais de 12 horas de trabalho, 105 animais foram castrados. Foi este o resultado do 2º Mutirão de Castração promovido pelo Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (Iddasi). A iniciativa aconteceu neste fim de semana e contou com aproximadamente 25 voluntários.

Animais castrados recebem tatuagem na orelha para indicar castração. (Foto: SATC)
Animais castrados recebem tatuagem na orelha para indicar castração. (Foto: SATC)

Por enquanto, os animais que são castrados pelo Iddasi são cachorros e gatos. “Nós damos preferência para as fêmeas, que são a maioria. Os machos que nós castramos são os que identificamos como os “garanhões” da cidade”, explicou uma das voluntárias, Edna Rossoni.

Para auxiliar no controle, os animais castrados recebem tatuagem em uma das orelhas. A identificação é feita através de um “CA” ou simplesmente “C”, que quer dizer “castrado”. “Nós fazemos isso porque se caso algum deles fuja e o tutor não seja identificado, nós saberemos se o animal já passou pelo processo de castração”, esclareceu a voluntária, Fabiana Livramento, que é a responsável por tatuar os animais.

Em 12 horas de trabalho foram castrados 105 animais. (Foto: SATC)
Em 12 horas de trabalho foram castrados 105 animais. (Foto: SATC)

Apenas são castrados os animais de famílias consideradas carentes e os animais abandonados, tanto os que estão sem tutor quanto os que foram recolhidos recentemente. As fêmeas precisam ter, no mínimo, dois meses para passar pelo procedimento. Já os machos podem ser castrados a partir dos três meses. O tempo de recuperação varia conforme o animal, podendo ir de 40 minutos a duas horas.

Os materiais necessários para a castração, como as roupas para a recuperação e as gaiolas, são doados pela população. O Iddasi ainda conta com o auxílio do Governo Municipal, que foi quem cedeu o espaço para que o mutirão acontecesse.

Os interessados podem acompanhar mais novidades na página do Iddasi, no Facebook.

Fonte: SATC

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>