• Home
  • Jacaré de 1,5 metro que vivia há dois anos em esgoto é resgatado

Jacaré de 1,5 metro que vivia há dois anos em esgoto é resgatado

0 comments

Jacaré capturado na Estação de Tratamento de Esgoto de Samambaia, no DF (Foto: Raquel Morais/G1)
Jacaré capturado na Estação de Tratamento de Esgoto de Samambaia, no DF (Foto: Raquel Morais/G1)

Policiais do Batalhão Militar Ambiental resgataram no inicio dessa semana um jacaré-de-papo-amarelo que “morava” havia pelo menos dois anos na lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto de Samambaia, no Distrito Federal. Para apreender o réptil, de cerca de 60 quilos e 1,5 metro, a equipe usou uma isca com alimentos.

De acordo com o sargento Luciano Cunha, a estratégia foi necessária porque o animal já havia se adaptado às condições do ambiente e não aceitava alimentos frescos. “Ele estava vivendo na primeira etapa da estação. Lá, a profundidade é de seis metros, mas só tem 30 centímetros de água. O restante é de componentes sólidos”, explica.

A equipe passou um mês tentando capturá-lo, depois que servidores da estação comunicaram à polícia que ele atacou um cachorro. O animal se alimentava principalmente de aves aquáticas que pousavam na lagoa.

O primeiro procedimento após a captura foi lavar o animal, que estava impregnado de resíduos do esgoto. Para o comandante do batalhão, coronel Claudio Ribas, o réptil não chegou à lagoa naturalmente.

“O tipo mais comum no cerrado é o jacaretinga, não o papo-amarelo. Mas, de qualquer forma, não é natural encontrar jacarés no Distrito Federal. Eles sempre são trazidos por alguém, geralmente que criava em casa e que se assustou ao ver que ele crescia e ficava arisco”, afirmou.

O animal vai ser levado ainda nesta terça ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, vinculado ao Ibama. Depois de exames, ele deve ser reintroduzido na natureza.

Fonte: G1 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>