• Home
  • Paulo VI é primeiro bairro visitado por campanha de castração de animais

Paulo VI é primeiro bairro visitado por campanha de castração de animais

0 comments

 (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Começou oficialmente nesta segunda-feira (10) a temporada de cirurgias da campanha “Quem Ama Castra”. A castração dos animais domésticos é feita gratuitamente e a meta é esterilizar três mil animais em toda a cidade no período de cinco meses. Em média, serão realizadas 30 castrações por dia, 150 por semana.

O procedimento de castração é feito por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado ao setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde. A cada semana, a unidade móvel de castração estará em um ponto estratégico das zonas urbana e rural.

A cidade foi dividida em 11 regiões na área urbana e sete nas comunidades rurais tendo como base o número de animais vacinados na última campanha antirrábica.

De 10 a 14 de março a unidade de castração estará à disposição no bairro Paulo VI, próximo à igreja do Divino Espírito Santo; de 17 a 21 de março, os profissionais atenderão próximo ao CAIC do bairro São João e, de 24 a 28 de março, perto da Escola Municipal Jair Noronha, no bairro Moinhos. A campanha chega à zona rural de Lafaiete no mês que vem. A primeira comunidade a ser visitada será São Gonçalo, entre os dias 14 e 16 de abril.

Segundo a veterinária e gerente de vigilância ambiental de Lafaiete, Carla Sassi, a castração, que pode ser feita em qualquer idade, é rápida (levando, no máximo, de 20 a 30 minutos) e só traz benefícios para os animais: “Uma fêmea castrada antes do primeiro cio, entre três e cinco meses de idade, quase não correrá o risco de contrair câncer de mama, cuja incidência é muito alta entre cadelas e gatas, nem infecção de útero; quando a fêmea tem esta doença, faz-se necessária a castração de emergência e o animal pode vir a óbito. O macho não terá câncer de próstata nem de testículos e, aos poucos, perderá o desagradável hábito de marcar território urinando ao redor de móveis e rodas de carros. Tudo isso sem perder o instinto de guarda. Portanto, quanto mais precoce for a castração, mais benefícios ela trará à saúde do animal. ”Ao final da cirurgia, o tutor receberá medicamentos e instruções para realizar em casa o tratamento de cicatrização. Para esterilizar seu bicho é recomendada a apresentação do cartão de vacinação do animal.

Quem quiser obter mais informações ou fazer a inscrição prévia de seu animal deve telefonar para o CCZ através do número 3769-2229. O agendamento pode ser feito também no PSF do bairro onde você mora.

Fonte: Fato Real

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>