• Home
  • Mercado de comida vegetariana é pouco explorado em Teresina (PI)

Mercado de comida vegetariana é pouco explorado em Teresina (PI)

0 comments

Com um número cada vez mais crescente de pessoas preocupadas com a alimentação e de adeptas ao vegetarianismo, a cidade de Teresina encontra um mercado ainda pouco explorado pelos empresários.

O empresário Tacio Chaves investe no segmento de comercialização de produtos saudáveis há cinco anos e explica que desde o início percebeu a oportunidade de investir nesse ramo na capital, uma vez que notou a necessidade desse tipo de serviço ainda pouco explorado pela rede empresarial de Teresina.

Entre os alimentos que seguem a linha vegetariana e que têm maior procura pelos teresinenses, segundo Tacio Chaves, estão os produtos derivados da soja, a exemplo de alimentos préprontos, além do próprio extrato de soja e cereais e seus derivados. “Essas duas linhas de alimentação, tanto de produtos de soja quando de cereais diversificados, conseguem atender o público vegetariano e trazer uma dieta mais diversificada”, analisa o empresário.

O empreendedor ainda destaca que a preocupação com a alimentação é uma questão cultural e que a comercialização desses produtos especializados na cidade de Teresina ainda deve evoluir nos próximos anos conforme a cultura de manter hábitos saudáveis na alimentação se dissemine entre a população.

Adeptos do vegetarianismo apontam principais dificuldades de manter a prática O bacharel em Direito Ítalo Feitosa está sem comer carne há cerca de dois anos e explica que existem muitas abordagens sobre o vegetarianismo, que variam do entendimento da prática como uma dieta, como ideologia, ou até mesmo como um estilo de vida. “Utilizando o senso comum como parâmetro, pode-se definir vegetarianismo como o regime alimentar que exclui todos os tipos de carne. Alguns vegetarianos, mais conhecidos como vegans, abstém-se de consumir produtos de origem animal e produtos obtidos a partir da exploração animal”, explica.

Apesar das denominações, o vegetariano comenta que aderiu à prática por questão ideológica e aspectos relacionados à espiritualidade e que a melhora na saúde veio como consequência natural da adoção dessas práticas, mas não era o seu principal objetivo. Sobre a dieta que segue, Ítalo Feitosa comenta que é prática do vegetariano pesquisar sobre alimentação, grupos alimentares e ingredientes de produtos industrializados.

Em decorrência disso, a alimentação de pessoas que aderem às práticas vegetarianas geralmente é bastante diversificada, a fim de obter uma dieta equilibrada. “Dessa forma, tento ingerir diariamente grãos e cereais, vegetais, tubérculos, frutas, leguminosas, sementes e castanhas. Uma coisa que passa longe do meu prato é gelatina. Poucas pessoas sabem, mas um dos ingredientes do pó para preparo de gelatina é o colágeno proveniente dos ossos, cascos e tecidos de ligação de alguns animais”, conta Ítalo Feitosa. Para o bacharel em Direito, o principal empecilho encontrada no mercado teresinense é a dificuldade de achar locais que ofereçam refeições estritamente vegetarianas.

Questionado sobre como consegue driblar as dificuldades da existência de poucos locais especializados nesse segmento, Ítalo Feitosa comenta que acaba recorrendo a lojas que vendem produtos alternativos. Além dos vegetarianos propriamente ditos – que incluem pessoas que excluem da sua alimentação todos os tipos de carnes, aves, peixes e frutos do mar, ou seja, exclui qualquer animal da alimentação – existem vários tipos de vegetarianos. Dentro dessa variedade, há os ovolactovegetarianos, que consomem ovos e laticínios, os ovovegetarianos, que se alimentam apenas ovos, os lactos vegetarianos, com dieta incluindo apenas laticínios, e ainda existem os vegetarianos estritos que não consomem nada de origem animal na alimentação.

Com relação à saúde, a dieta vegetariana é mais benéfica, pois dados apontam que os níveis de colesterol nos vegetarianos são menores, bem como o resultado de redução de até 50% do risco de diverticulite nos vegetarianos e 88% menos risco de câncer no intestino em vegetarianos”, comenta.

Fonte: Jornal O Dia 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>