• Home
  • O que fazer com animais que têm medo de fogos de artifício nesse fim de ano

O que fazer com animais que têm medo de fogos de artifício nesse fim de ano

6 comments

Aqui no Brasil, tudo parece ser uma desculpa para soltar fogos de artifício. Em todas as datas comemorativas e finais de campeonato, quem sofre com toda essa barulheira é o nosso cachorro.

Primeiro é importante entender o porquê do cachorro sentir tanto medo de fogos. O cão possui audição muito sensível, podendo escutar a origem do som em até 6 centésimos de segundo e chegando a escutar até 45 mil hertz. Então, o som dos fogos (também alarmes e trovões) pode ser uma fonte de inquietação.

Inicialmente essa sensibilidade se desenvolveu ao longo da evolução, com o intuito de detectar presas e aprimorar a comunicação com outros companheiros da matilha.

Dicas de como agir com o animal:

– Conversar com um adestrador sobre o problema e começar a tratar a questão o quanto antes com treinamentos.

– Ficar acariciando o cachorro nesse momento não o ajuda a se ajustar ao barulho, e sim, pode estar incentivando o medo que ele está sentindo.

– Se o seu cachorro precisa estar em seu lugarzinho seguro durante o tempo em que os fogos de artifício estão sendo soltos, deixe que ele se esconda.

– Às vezes o som da televisão ou do ventilador ajuda a abafar o barulho dos fogos lá fora.

– Mantenha a calma e projete essa confiança para o seu cachorro. Lembre-se que os cães são peritos em linguagem corporal e vão saber se você estiver só fingindo estar calmo.

– Colocar um algodãozinho no ouvido do cachorro para que ele não escute com tanta intensidade o barulho.

– Colocar o cão em uma coleira, sem estar apertada, para que ele não fuja.

– Conferir o portão da sua casa. Essa atitude é importante pois muitos cães, quando estão com medo no momento dos fogos, fogem.

– Entre em contato com um homeopata para acompanhamento no tratamento de casos de ansiedade. Lembrando que nesse caso, o resultado não é imediato.

– Sempre converse com o seu veterinário sobre o problema. Em casos extremos, o profissional responsável pode prescrever um tranquilizante para que o cachorro mantenha a calma.

– Se possível, evite deixar seu cão sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos de artifício.

Com informações de Portal Fantasy.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu sei bem como e esses sintomas tenho uma cocker e ela fica muito, hiper agitada com barulho chuvas, trovão em dias de jogo e no final de ano.

    1. As dicas são ótimas tanto para gatos quanto para cães, exceto, talvez que eu não consigo imaginar minha gata de coleira ou com algodão no ouvido. Ela não fica nem com o laço do pet shop quando toma banho 😛

      Descubra o lugar seguro do seu gato, se for tipo em baixo da cama ou no armário, está seguro, se for em algum lugar perigoso, tente ajudá-lo mas tome cuidado pois animais com medo tendem a ser perigosos.

      Tente também acostumá-lo com um áudio do som que ele tem medo, a princípio bem baixinho e agrandando-o com brincadeiras, carinho e comida e, a curtos intervalos de tempo, vá aumentando o áudio para que ele se acostume e perceba que não há o que temer. (isso pode levar vários dias para que seja eficaz mas acho que funciona)

  2. Com cão achei mais fácil: minha cadelinha morria de medo de fogos de artifício. Comecei a brincar com ela, tipo “pega, pega”, como se os fogos fossem um tipo de brincadeira.
    Hoje ela sai abanando o rabinho e latindo feito doida toda vez que ouve fogos de artifício.

    O meu problema é a gata aqui de casa, eu tento chamar ela ao meu quarto horas antes e coloco alguns tapetes grossos em torno da cama deixando um lado para ela entrar, assim o som fica abafado. Isso porque eu sei que ela gosta de ficar em baixo das camas quando há muito barulho, mas tem gatos que preferem ficar em um armário ou rondando o dono (tive uma gata que mordiscava de levinho minha perna).
    Passando o ano novo vou tentar acostumá-la ao som dos fogos, vou encontrar um áudio de fogos de artifício e reproduzir baixinho, seguindo a regra de “play, food and love” as 3 coisas sagradas dos animais de estimação.

  3. Gente, acabei de passar um stress tão grande, os malditos vizinhoa da casa atrás da minha soltaram fogos de um jeito que juro que parecia que estava pegando fogo na minha casa! Comecei o ano berrando com os vizinhos…nao adianta, aqui truque não funciona, os animais assustam demais.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>