• Home
  • Artista mata milhares de formigas e destrói suas casas para realizar obra

Artista mata milhares de formigas e destrói suas casas para realizar obra

11 comments

(da Redação)

Fonte: Facebook/Anthillart
Fonte: Facebook/Anthillart

Dizer o que é arte é uma tarefa difícil, entretanto não é fácil apreciar uma obra sabendo que para ela ser criada, foi necessário destruir a moradia de milhares de animais. É esta crítica que um artista anônimo tem recebido pelas redes sociais após mostrar seu cruel método.

Em sua página no facebook chamada Anthillart.com, ele publica os vídeos de todo o processo de produção de suas obras. Segundo gravação publicada pelo Youtube (e disponível no fim da matéria), ele joga ferro fundido em formigueiros, destruindo o lar e assassinando todas as formigas que lá vivem. Após o ferro solidificar, o terreno é escavado e a “obra” é retirada.

É necessário dizer que as formigas se organizam de forma impecável e sua ação no ambiente é tão legítima quanto a de humanos. Os formigueiros são, não somente a casa, mas a localização de uma sociedade inteira de formigas. Este pequenos seres também são merecedores de direitos e precisam ter seus espaços respeitados.

A divulgação de uma arte que tem como pressuposto a destruição daquilo que é a moradia de outro ser, além de sua própria morte, não pode ser considerada como uma reprodução ou criação legítima do belo.

Fonte: Facebook/Anthillart
Fonte: Facebook/Anthillart

Diversos usuários desaprovaram sua forma de “arte”, explicitando a crueldade que lhe é inerente. Em seu facebook ainda é possível ver críticas nos comentários de cada foto e uma mensagem em que o webmaster da página sobre insetos, Go ahead, BUG me, lhe pergunta se as colônias são abandonadas ou ainda cheias de formigas.

Em resposta, o artista anônimo admite que todas são cheias de formigas e que, se não fizesse desta forma, as mataria de outra maneira.

No Youtube, ele chegou a desativar a aba de comentários, devido ao grande volume de frases em desaprovação. “Eu não consegui fazer o YouTube parar de me mandar e-mails toda vez que alguém dizia ‘E se eu jogasse alumínio derretido na sua casa?”, disse em entrevista.

Segundo o artista, ele estaria fazendo um “controle de pragas”, entretanto a pergunta não foi respondida em nenhum momento, “e se eu jogasse alumínio derretido na sua casa?”.

Veja abaixo um dos vídeos disponibilizados que mostra seu método.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. eu acho isso uma hipocrisia, minha casa já esteve infestada de formigas e sério talvez se eu tivesse alumínio derretido faria a mesma coisa, essas pragas cortam as plantas, infectam alimentos, pois passa no lixo e vão para sua cozinha,vc pode ter uma infecção intestinal e até morrer pos isso, fora as ferroadas, deixando claro q sou alérgica, e com crianças pior ainda, …….simplesmente sem palavras para essas pessoas que defendem as formigas, vida sim, mas sobrevivência em primeiro lugar, qual a diferença entre ele jogar alumínio ou veneno??? façam-me o favor…

    1. Faça-me o favor vc suzana. Aqui é uma página de defesa animal. Se você quiser defender sua família de formigas, crie seu próprio site e se sinta à vontade para cair fora daqui. Sinceramente não sei o que vc está bisbilhotando aqui.

      1. Cristina, o facebook está espalhando esse tópico nos últimos dias, e muitos dos compartilhamentos são feitos através da página da Anda. Eu mesmo cliquei no post para me inteirar do polêmico tema e vim parar aqui. O post que contém um link funciona como um convite. Aceitar o convite e visitar a página é bisbilhotar? Ora, quem não quer visitas não abre as portas, e quem não quer receber comentários não disponibiliza um link chamado “Faça seu comentário!”, com exclamação e tudo. E mais: quem não suporta ler comentários discordantes não rola a página para baixo para ver o que estão dizendo. Pra terminar, qual o sentido dos comentários se forem todos 100% concordantes? Uma discussão plural produtiva se faz com argumentos e não com censura prévia e marrenta do tipo “se não concorda comigo saia dessa página”. Eu, hein?!

    2. Suzana, humanos também cortam plantas, infectam alimentos, passam no lixo, vão para a cozinha, e qualquer um alérgico a determinada doença que um humano pode ter também pode morrer. E, além disso, humanos dão muito mais do que ferroadas: matam a torturam trilhões de animais a cada ano. E aí, isso me dá o direito de matar os seres humanos? Se não dá, por que daria no caso das formigas? E, acho que você não entendeu; ninguém aqui está a defender que ele jogue veneno ao invés de alumínio. Está-se a defender que ele não as mate. Se você tem problemas com formigas em casa, existem dezenas de outras maneiras de evitá-las que não as matando. Então, isso torna ainda pior a sua tentativa de justificar matá-las.

    3. No caso do vídeo não existem nenhum tipo de sobrevivência por parte do “artista”, fica claro que é um terreno inabitado, formigueiros com esse tamanho não sem instalam em quintais sem que o dono do terreno tome conhecimento e o destrua antes. Se as formigas estão no lugar delas, no meio do mato vivendo suas vidas sem prejudicar ninguém, não vejo motivo para não defende-las. Afinal, quando elas entram em nossas casas também é por sobrevivência, buscam comida. A diferença é essa. Raciocine um pouco faça-me o favor.

    4. Saudações
      Suzana, tudo o que existe no planeta Terra é criação de Deus, Arquiteto do Universo, Criador dos Mundos, Jeová, Adonai, El Roi, El-Gibor, Elohim, Javé, Allah, Oxalá, Shadday e tantos outros nomes, mas que significa Todo Poderoso, portanto se é criação Divina tem sua importância no planeta, Deus não criaria inutilidades, eu por exemplo para os ratos eu não ponho veneno, eu procuro colocar o que ele não suporta e ele(rato) desaparece assim como as formigas, coloca-se produtos que elas não suportam e elas desaparecem, não há necessidade para a chacina, as formigas incomodam, sim mas não podemos matá-las violentamente e sim espantá-las, ficamos bem com Deus e com nossa consciência, vamos fazer o Bem que é um Bom Negócio…

    5. Suzana, todo ser vivo tem uma função na Terra, mas acho que pessoa com o seu nível de conhecido não sabem disso. Então antes de achar que são pragas, vai ler um pouquinho, estudar. E depois vem e faz um comentário descente. Tenho até “nojo” de responder comentarios de pessoa como vc, vocês sim são o LIXO, o VIRUS da humanidade. E mais uma coisa VAI SE FUDER _|_

  2. Acho que a questão não é MATAR A FORMIGA… mas, A MALDADE como foi feita !
    Há casos e casos sôbre como “diminuir” as infestações DE INSETOS…mas, aqui trata-se de FAZER ARTE, “eliminando” um SER VIVO e sua ‘comunidade”, que não o está prejudicando em nada ! Isso é UM ABSURDO ! Pura INSANIDADE MENTAL…BESTIALIDADE …TUDO, menos ARTE !

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>