• Home
  • Shopping Iguatemi utiliza animais em circo como tema de natal

Shopping Iguatemi utiliza animais em circo como tema de natal

3 comments

A decoração de natal deste ano do Shopping Iguatemi, em São Paulo, se mostra bastante contraditória. Circo com animais é o tema da exposição natalina atual.

Decoração de natal com animais em circo. (Foto: Divulgação)
Decoração de natal com animais em circo. (Foto: Divulgação)

Há muitos anos, organizações de proteção animal lutam para acabar de vez com os espetáculos que utilizam animais em circos. Infelizmente, mesmo com toda a mobilização mundial contra essa prática, ainda há equívocos como a decoração de natal do Shopping Iguatemi.

Desde 2006, o PL 7291 que visa proibir definitivamente animais em circos no Brasil, está no Plenário da Câmara dos Deputados, onde aguarda para entrar na pauta de votação. Embora muitas cidades já tenham legislação proibindo animais em circo, outras ainda permitem a apresentação dos mesmos.

ONGs como a  Aliança Internacional do Animal (Aila) tem em seu histórico uma grande luta contra os circos com animais no Brasil.

Não se pode admitir que crianças, adolescentes e até mesmo adultos sejam influenciados por uma decoração de natal que transmite a ideia errônea que os animais escravizados para apresentação em circos são felizes, alegres, bem-tratados e fazem todos aqueles malabarismos de livre e espontânea vontade.

No site do shopping, há um resumo sobre o tema, convidando todos a conhecer o “Circo de Natal Iguatemi”, em que “a Praça Central se transformou num picadeiro com animais que se divertem no trapézio, comem pipoca e contemplam as peripécias do Papai Noel se equilibrando no monociclo”. Entretanto, é claro que se trata de uma realidade enganosa, já que animais não ganham a vida em liberdade se divertindo dentro dos cricos.

É possível imaginar, lamentavelmente, que muitas pessoas, a partir desse ato, perderão a noção básica de o que os animais sofrem nos circos.

A luta continua, mas os estabelecimentos comerciais poderiam não atrapalhar o trabalho das ONGs e protetores.

Com informações de Esquadrão Pet

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lamentável a escolha do Shopping Iguatemi no que diz respeita a sua decoração natalina este ano. Ela demonstra falta de respeito para com os outros animais (também nós somos animais) e contraria o verdadeiro espírito natalino, que é (ou deveria ser) de amor, de fraternidade e de comunhão com o próximo e com todos os seres criados por Deus.

  2. É um abusrdo!
    Além dessa PL7291 está tramitando ha tanto tempo e não se vota por falta de vontade de muitos politicos, vem esses “pseudos artistas” com esse tipo de decoração?
    Mandei e-mail para assocoação dos lojistas repudiando tal decoração.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>