• Home
  • Animais são ameaçados pela prefeitura de Guernica

Animais são ameaçados pela prefeitura de Guernica

0 comments

Por Loren Claire Canales (da Redação-Portugal)
Um cão em um abrigo de uma ONG. (Foto: Pedro Urresti)
Um cão em um abrigo de uma ONG. (Foto: Pedro Urresti)

O recente apelo feito pela Prefeitura de Guernica para a adoção de nove cães e um gato abandonados com o ultimato de que se não fossem encontrados adotantes seriam sacrificados, tem provocado irritação e indignação entre vários ativistas de ONGs animalistas de Biscaia, assim como em pessoas moradoras de localidades próximas. “Trata-se de uma ameaça que viola a Lei de Proteção de Animais do País Basco. Matá-los porque sim, não tem nenhuma justificativa”, denunciou o Coletivo Antitaurino, A.P.A., SOS Bilbao, APROVA, ASAAM, Puppy Bilbao e Zaunk. As informações são do El Correo.

Há alguns dias, estes coletivos receberam um decreto municipal onde consultava-os se estariam interessados em assumir a tutela destes 10 animais com a indicação de que “ tal adoção não deverá gerar gastos a Prefeitura”. A proposta foi qualificada como sendo “uma chantagem as protetoras para que se responsabilizem por estas dez vítimas inocentes, mas partindo do princípio de que isto não acarrete custo algum para a manutenção destes animais”, denunciaram.

Além disto, também têm demonstrado seu mal-estar com a insuficiente duração da campanha destinada a captar novos tutores para estes animais. “O comunicado nos chegou na última quinta-feira e o prazo para salvá-los do sacrifício expira amanhã”, detalharam.

O município também iniciou recentemente uma busca a nível local com o fim de localizar potenciais adotantes para estes exemplares. A gestão dos animais abandonados “é responsabilidade das prefeituras, que têm os gastos cobertos pelos impostos”, garantem as ONGs denunciantes, que acreditam que a administração local “se envergonhe da decisão tomada e cumpra com o que a Lei estabelece e nossa condição humana nos obriga”.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>