• Home
  • Exposição de cães promove abuso de animais e indiferença com cães abandonados

Exposição de cães promove abuso de animais e indiferença com cães abandonados

7 comments

Por Walkyria Rocha (da Redação)

Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet

A Exposição Nacional de Cães, evento sancionado pelo American Kennel Club e patrocinado pela Purina, aconteceu na semana passada nos Estados Unidos. Os cães foram expostos para lentes de fotógrafos e ao público presente, eram vários animais abusados, sem o menor entendimento da situação que passavam e sem escolha de saírem do local. Estavam presos aos seus tutores, que os exibiam como se fossem troféus. As informações são do One Green Planet.

Uma fonte anuncia que o show reafirma que os cães “são os melhores animais domésticos”, enquanto uma outra mostra o ator, autor e comentarista John O’Hurley dizendo que o show é puro “divertimento”. Talvez puro preconceito, já que não há divertimento na exploração de cães e nem na hierarquização de animais, colocando uns para serem amados (os “melhores animais domésticos”) e outros para serem odiados ou nem sequer vistos (como os roedores e os animais abandonados).

De acordo com o NY Daily News, 20 milhões de americanos ficam sintonizados na transmissão do show todo ano, cujo horário é estrategicamente marcado pela televisão local para aumentar o público. Ele vem antes dos jogos de futebol do dia de Ação de Graças e logo após a Parada Macy (que já é um evento que tem sua dose de controvérsias devido ao show com o carro alegórico do Sea World e de Joan Jett de Dakota do Sul).

O ganhador da exposição, sendo puxado por uma coleira apertada ao seu pescoço. (Foto: NBC)
O ganhador da exposição, sendo puxado por uma coleira apertada ao seu pescoço. (Foto: NBC)

“Não há outro dia ou hora em que o show teria maior sucesso”, disse para o New York Post, Jon Miller, presidente da programação da NBC Sports e da NBC Sports Network. “É o dia perfeito para celebrar junto com a família e os cães são membros da família”.

Enquanto os feriados são dias perfeitos para se aproveitar com todos os membros da família, mesmo com aqueles de quatro patas, os tipos de membros da família que a Exposição Nacional de Cães está anunciando são os de raça pura – nenhum cão mestiço pode participar da exposição.

E o que muitas histórias estão ocultando de maneira grave é a principal peça do quebra-cabeça – a promoção da ideia do cão de raça pura, “A Exposição Nacional de Cães está fazendo um grande desserviço aos milhões de animais que entram no sistema de abrigos todos os anos – milhares dos quais (5500 cães, para ser exato) morrem a cada ano nos Estados Unidos”, segundo matéria no One Green Planet.

Os animais tinham que passar por "provas" durante a exposição. (Foto: Supercoolpets)
Os animais tinham que passar por “provas” durante a exposição. (Foto: Supercoolpets)

Mesmo que não possa existir um cão em cada casa, boa parte das famílias americanas ainda optam por comprar um cão ao invés de adotar um resgatado de um abrigo local.

Como conseqüência, muitos cães saudáveis e prontos para adoção perdem uma chance de partilhar suas vidas em lares amorosos.

A indústria de filhotes desempenha um grande papel na perpetuação do ciclo do alto número de animais recolhidos e mortos nos abrigos, e eles não se contém em falar facilmente sobre as condições desumanas que mantém os cães, mas esse não é o único problema.

Milhares de cães estão abandonados e esperam um lar. (Foto: Reprodução)
Milhares de cães estão abandonados e esperam um lar. (Foto: Reprodução)

Os cães que são exibidos na Exposição Nacional de Cães podem não ser produto da indústria suja de filhotes, mas são de criadores registrados no American Kennel Club – muitos dos quais são considerados “responsáveis” e cuidam de seus cães. A exposição dos cães de guarda são geralmente também de grandes amantes de animais que nunca fariam qualquer coisa que ferissem seus companheiros.

Mas a questão subjacente permanece: por que reproduzimos cães quando tantos vivem e morrem em abrigos todos os anos?

Certamente que há muitas respostas para essa questão, todas irão provavelmente destacar essa ideia básica de que ainda há uma demanda por cães de raça pura e que tem que ser satisfeita de alguma forma, e pode ser de uma maneira humanitária, por que não? E ainda, para essa mentalidade, (talvez não intencionalmente) cães são mercadorias, produtos que podemos produzir ( ou nesse caso, reproduzir) simplesmente porque queremos uma espécie particular – macia, sem pelo, cauda ou pequenina.

Entretanto, essa demanda não é sustentável e é completamente antiética, não se trata de uma demanda legítima, mas de algo egoísta e tacanho, e se não a diminuirmos, milhões de cães de abrigos ainda continuarão a morrer sem necessidade nos próximos anos. Então, vamos ser parte da solução – adotar, não comprar –, seu cão resgatado agradecerá.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Matéria bastante controversa. Faço parte de um grupo de apoio a adoção de crianças. Cada um na sua causa, não se trata de defender qual causa é mais importante. A menção é apenas para dizer que fazer campanha pela adoção nao implica em considerar aqueles que preferem ter seus filhos pelas vias biológicas como elitistas e preconceituosos, uma vez que também temos milhares de crianças em instituições a espera de seus pais. Um casal tem o direito de escolher como deseja ter seus filhos, assim como uma família tem o direito de escolher o tipo de cão deseja incluir em seu nucleo. Os defensores da adoção de cães têm o direito de divulgar a prática ressaltando a sua necessidade, mas não tem o direito de fazer isso atacando aqueles que defendem os cães de raça pura, que, por sua vez, também têm o direito de elogiar a sua prática, s3m desmerecer os demais. Simples questão de liberdade de expressão.

    1. Leia-se assim: Concursos de beleza infantis promovem a futilidade humana e indiferença com as crianças abandonadas e órfãos. Faz sentido?
      Somos criadores de cães e incentivamos a castração dos animais destinados a proprietários sem vínculo a kennel clube.
      Eu e meu marido, mesmo tendo condições físicas, optamos por não ter filhos e um dia adotar uma criança.
      Só porque existem crianças abandonadas nós devemos sugerir às pessoas que não tenham filhos? Devemos culpar as pessoas que tem filhos e proporcionam a eles uma boa vida de ser indiferentes com as crianças abandonadas?

    2. Renato, não podemos comparar crianças e cães. Além das diferenças de espécie, nós não geramos cães. Eles necessariamente virão de fontes externas. Acho que a comparação que cabe aí, já que você conhece o mundo da adoção infantil, é a preferência por crianças da “raça” branca, e o mais jovens possível. Isso é estranhamente parecido com o mundo da adoção de cães. Primeiro os de raça, depois filhotes, depois os brancos etc.

  2. Matéria horrivel, feita por alguem que nao conhece mundo alem do proprio nariz, por favor se informe mais antes de escrever tanta bobeira.

  3. Desculpe Walkyria Rocha, mas vc deveria se informar antes de escrever tanta besteira!! Levantar uma bandeira sem ter conhecimento de causa é pior do que ficar calado…

  4. Matéria muito parcial, quer culpar os criadores de cães de raça pela falta de responsabilidade de alguns proprietários que “botam a sua ‘feminha’ pra cruzar” e depois não aguentam a bronca de ter filhotes chorando e cagando o dia inteiro pela casa e os abandona. Ninguém e obrigado a assumir a responsabilidade de ninguem, ao invés de caçar criadores, deveriam se preocupar em investigar e identificar quem abanona… Cão de Expo leva vida melhor que muitos brasileiros, infelizmente…

  5. já que vocês são tão preocupados com os animais abandonados, porque não fazem campanhas para ajuda-los? Porque não fazem com que o governo se responsabilize com campanhas de posse responsável e castração? É mais fácil arranjar um bode expiatório, os criadores, não é? Sugiro outra campanha………..Casais não tenham filhos até todas as crianças abandonadas sejam adotadas………..

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>