• Home
  • Baleias encontradas nas praias paulistas estão em época reprodutiva

Baleias encontradas nas praias paulistas estão em época reprodutiva

0 comments

Em menos de um mês, dois corpos de baleias foram encontradas em praias de São Sebastião e Peruíbe. A coincidência pode estar relacionada ao retorno dos animais para as águas austrais polares, depois de terem migrado até a região de Abrolhos, para a época de reprodução, que ocorre entre os meses de agosto e novembro.

A afirmação é da coordenadora técnica do Instituto Gremar, Andrea Maranho, que identificou os animais encontrados no litoral Norte e Sul de São Paulo como sendo da espécie Jubarte. “Apesar de estarem em decomposição avançada, as duas baleias parecem ser Jubarte, pelos sulcos ventrais. As duas seriam ainda machos jovens”, afirmou.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Andrea explica que os animais não se alimentam durante o período de reprodução e, com isso, muitos ficam fracos ou doentes, não conseguindo completar a migração. “Outro motivo importante é a colisão com embarcações. Nestes casos, o animal morre em alto mar e a carcaça fica à deriva nas correntes e pode chegar nas praias”.

Ainda de acordo com a coordenadora do Gremar, devido à decomposição dos animais encontrados, não seria possível diagnosticar a causa da morte.

Trânsito

O litoral de São Paulo é local importante para a migração e alimentação de diversas espécies de animais marinhos, como quelônios, aves e mamíferos. Entre eles, diversa espécies de baleias, inclusive a Jubarte, uma das mais comuns.

Fonte: Jornal A Tribuna

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>