• Home
  • Chimpanzé ganha representante jurídico para se ver livre de cativeiro

Chimpanzé ganha representante jurídico para se ver livre de cativeiro

0 comments

Um grupo que luta pelos direitos s animais nos Estados Unidos apresentou, na segunda-feira (2), o que disse ser a primeira ação judicial para estabelecer a “personalidade jurídica” dos chimpanzés.

A organização sem fins lucrativos “Nonhuman Rights Project” pediu a um tribunal de Nova York para declarar um chimpanzé de 26 anos de idade, chamado Tommy, “uma pessoa jurídica autónoma cognitivamente complexa com o direito fundamental de não ser presa”.

A ação pede que a detenção de Tommy numa “úmida e pequena gaiola de cimento” no centro de Nova York seja declarada ilegal e exige a sua libertação imediata para um santuário de primatas.

Os chimpanzés “possuem as capacidades cognitivas complexas que são estritamente protegidas quando são encontradas em seres humanos”, disse Steven Wise, o presidente da organização à Reuters.

“Não há nenhuma razão para que elas [as capacidades cognitivas] não sejam protegidas quando são encontradas em chimpanzés”, acrescentou.

*Esta notícia foi, originalmente, escrita em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: TSF Pt

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>