• Home
  • Oceanário entrega ao mar duas tartarugas em cativeiro há 30 anos

Oceanário entrega ao mar duas tartarugas em cativeiro há 30 anos

0 comments

(Foto: Lusa )
(Foto: Lusa )

“Daisy” e “Touché”, apanhadas acidentalmente por pescadores, estiveram em aquários particulares e públicos, foram alimentadas à mão e alvo de curiosidade de milhares de pessoas. Em 2007, foram entregues ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios, onde começou um processo de reabilitação destinado a contrariar a rotina da alimentação à mão e a presença constante de pessoas.

Nos últimos dois anos, ainda segundo a mesma fonte, o Oceanário fez-lhes um estágio de adaptação às condições naturais, num aquário especialmente desenhado para receber répteis marinhos, 250 mil litros de água e um design em forma de “loop”, que permite a natação contínua.

Com o apoio da Marinha Portuguesa, que providenciou o transporte e a logística, “Daisy” e “Touché” voltaram ao mar, ao largo das ilhas Desertas, cada uma com um transmissor via satélite, que permitirá o acompanhamento no oceano.

“Touché”, diz ainda o Oceanário, tem mais de 40 anos e, como “Daisy”, teve de ganhar massa muscular antes de se voltar a fazer ao mar. As duas tiveram também de reaprender a comer alimentos vivos.

E aprenderam bem. “Touché” tinha 90 quilos quando chegou ao Oceanário e hoje tem 142, e “Daisy” passou de 75 para 91. Ambas são da espécie “caretta caretta“, considerada em perigo pela União Internacional de Conservação da Natureza. Podem chegar aos 80 anos.

O Oceanário de Lisboa foi inaugurado em 1998 e recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes.

*Esta notícia foi, originalmente, escrita em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Notícias ao Mundo

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>