• Home
  • Golfinho encontrado morto na Praia da Rocha

Golfinho encontrado morto na Praia da Rocha

0 comments

Foto: Capitania do Porto de Portimão
Foto: Capitania do Porto de Portimão

Um golfinho foi encontrado, na sexta-feira (01), morto na Praia da Rocha, em Portimão, tendo o alerta sido dado por um popular às autoridades marítimas. Depois de confirmada a situação, o cadáver do animal foi recolhido e levado pelos serviços da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, para o aterro sanitário do concelho, “onde será sujeito a biopsia e registo biométrico”, de acordo com o comandante do porto, Santos Pereira. Os resultados desses exames serão depois enviados à Polícia Marítima. A biopsia irá ajudar a conhecer a genética e a origem da população daquele golfinho, enquanto o registo biométrico servirá para a base de dados das autoridades.

Pelas imagens entretanto recolhidas pela Capitania do Porto de Portimão no areal da Praia da Rocha, trata-se de um “golfinho roaz, espécie muito comum na costa portuguesa, parece um juvenil com cerca de dois metros de comprimento e pesando mais de cem quilogramas, que apresenta cortes na barbatana caudal e nos órgãos genitais, impossibilitando assim determinar logo se é um macho ou uma fêmea”, disse ao DN o biólogo marinho Élio Vicente, diretor do Zoomarine, parque oceanográfico localizado na zona da Guia, no concelho de Albufeira.

Desta vez, os técnicos daquela instituição não foram alertados para a ocorrência. Pelo aspeto, “este animal não morreu de fome e para apresentar os cortes e as debilidades físicas que exibe poderá ter sido vítima de um acidente com uma hélice de uma embarcação ou sofrido uma pneumonia durante o Inverno, como sucede com os humanos, ou sido atacado por um tubarão”, acrescentou Élio Vicente.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Diário de Notícias Portugal

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>