• Home
  • I Curso Nacional de Acreditação em Polícia de Proteção Animal – CNAPPA

I Curso Nacional de Acreditação em Polícia de Proteção Animal – CNAPPA

0 comments

Servio Reis
servio.reis@gmail.com

Foi realizado no período de 14 a 17 de outubro de 2013, na Universidade Federal do Paraná, o I Curso Nacional de Acreditação em Polícia de Proteção Animal (CNAPPA), destinado a profissionais de segurança pública que atuam em ocorrências de crimes contra a fauna em todo território nacional. Essa primeira edição do contou com 170 participantes.

O curso resultou de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Secretária Municipal de Meio Ambiente – Rede de Defesa e Proteção Animal, Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC) e Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL). Contou, ainda, com o patrocínio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e o apoio institucional da Superintendência Regional de Polícia Federal no Estado do Paraná, Universidade Federal do Paraná e Secretaria Municipal de Defesa Social.

O número crescente de denúncias de maus-tratos a animais torna necessária a capacitação dos profissionais que atuam no atendimento dessas ocorrências, para o correto e preciso reconhecimento de situações em que há risco iminente para saúde dos animais e dos humanos envolvidos.

O curso foi estruturado em 5 módulos: I. Legislação, II. Manejo animal, III. Medicina Veterinária Legal, IV. Protocolo policial de atendimento a denúncias de maus tratos a animais e V Práticas em serviço.

O CNAPPA teve como principais objetivos:

  • Capacitar policiais, peritos e de mais profissionais de segurança pública que atuam direta ou indiretamente em ocorrências de maus tratos aos animais;
  • Apresentar como os casos de maus tratos e crueldade animais são atendidos em outros países, permitindo um estudo comparativo;
  • Ressaltar a importância da medicina veterinária legal e como a perícia médico-veterinária pode contribuir na investigação de crimes contra os animais;
  • Possibilitar um espaço para interação entre as diferentes esferas (municipal, estadual e federal) da policia de proteção animal.

O I CNAPPA teve alcance internacional, com a participação de três professores estrangeiros renomados na área de Medicina Veterinária Legal. Mas foi também pensado como uma resposta à sociedade brasileira, cada vez mais atenta e sensibilizada em relação aos abusos em todas as suas formas. Esse evento pioneiro em nosso país é uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e conhecimentos na área de Segurança Pública em relação à prevenção e repressão ao crime de maus tratos a animais e pretende-se que seja replicado em todo o território nacional.

Folder palestrantes

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>