• Home
  • Cães são girados no ar e jogados na água em ritual bárbaro na Bulgária

Cães são girados no ar e jogados na água em ritual bárbaro na Bulgária

36 comments

Por Patrícia Tai (da Redação)

Foto: Reprodução/Change.org
Foto: Reprodução/Change.org

O “Dog spinning” (em búlgaro: “тричане на куче”, que se lê “trichane na kuche”) é um ritual realizado uma vez por ano no dia 6 de março na vila rural de Brodilovo (Bulgária), tradição cultural que os moradores acreditam ter o efeito de “prevenir a raiva na aldeia e afastar os maus espíritos da primavera”. As informações são da Change.org.

Nesse ritual, uma corda é enrolada em torno do corpo de um cão e o animal é suspenso acima de um meio aquático, como um rio. Na medida em que a corda está torcida, o cão gira descontroladamente enquanto é levantado, até chegar ao alto e cair na água, perante risos de todos os que assistem.

Supostamente não acontece nada de grave com os cães na prática, mas fotos mostram as faces dos animais aterrorizados de medo quando são suspensos e também quando caem no rio diante de uma multidão que se diverte com o que consideram uma “brincadeira”.

Segundo a reportagem, no passado cães se afogavam quando caíam, de tão desorientados que ficavam.

O ritual deixou de ser praticado em 2005 quando a barbárie foi descoberta pela mídia internacional que a divulgou para o mundo.

Organizações defensoras de direitos animais ficaram indignadas com a crueldade e pressionaram a Bulgária para que colocasse um fim à prática.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mas o prefeito de Brodilovo renovou o antigo ritual em 2011. Ele disse, “Ninguém está matando ou machucando os cães. Eles são trazidos por tutores que os amam para que façam parte deste ritual folclórico que se destina a purificar a comunidade local do mal e gerar fertilidade. Os cães giram por 15 a 20 segundos, e então caem na água, o que equivale a um banho”.

O prefeito Petko Arnaudov disse à Agência Sofia News que a “sociedade e a comunidade internacional estão interpretando mal o ritual”.

Ele declarou que a vila restaurou a tradição pois estão procurando por esperança em uma economia “extremamente” ruim. Um recente surto de febre aftosa trouxe desespero ao local.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Atualização

Em 2012, devido a enormes protestos e assediados por ativistas, os moradores de Brodilovo concordaram em parar com o controverso “dog spinning”. Dias antes da data especial, a ONG “Animal Rescue Sofia” da Bulgária anunciou que organizaria uma visita a Brodilovo para ter certeza de que o ritual não aconteceria no dia 6 de Março.

Mas para surpresa de todos, os moradores não esperaram até 6 de Março e, no dia 25 de Fevereiro – sob críticas de ativistas de Sofia e Burgas – os residentes de Brodilovo optaram por uma versão mais “branda” do ritual e apenas jogaram os cães na água gelada sem girá-lo amarrados em uma corda. Infelizmente, o vídeo mostrando a “versão suave” não está mais disponível no YouTube.

No dia 2 de Março de 2013 a Occupy for Animals reabriu uma petição que envia e-mails instantâneos para o Prefeito. A petição tem por objetivo evitar que os moradores de Brodilovo tenham a idéia de reviver a tradição novamente.

Assine a petição aqui.

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Querem restaurar a economia, afastar os maus espíritos? Então pq não penduram a mãe ou outro ente querido lá e fazem isso? ABSUSRDO!!!

  2. Meus Deus não permite tanta crueldade com nossos anjos de 4 patas.Eles tem dor ,fome,saudades,sentimentos como os seres humanos.Coloquem esses canalhas na cadeia.

  3. Barbaridade o absurdo é tão grande q nem tenho palavras p descrever. Imagina o desespero e medo dos inocentes ai girando e ainda por cima dentro da agua desorientado e tonto e com muito medo e pavor. E colocam mais d uma vez e pega o anjo d qualquer jeito. Não sei ainda como eu me espanto com a falta d noção de algumas pessoas. Pq eles n se colocam la e façam isso? Pq é mais facil colocar o anjo q n saber falar e se defender. Isso tm q acabar, bando d delinquentes e sem noção nenhuma!

  4. Apesar de existir educação, cultura e outros meios de aprendizado você que ainda a estupidez e ignorância reina em alguns lugares. Isso é muita idiotice.

  5. Povo estúpido! Como querem purificar o mal com mal? Estão na verdade é atraindo coisas ruins pra região e pra quem mora lá. Será que não pensam? Às vezes acho que ativistas/defensores dos animais são as primeiras pessoas na escala de grandeza das que estão mudando o mundo pra melhor. São seres evoluídos.

  6. MAS Q COISA MAIS IGNORANTE. SERA Q NAO TEM NADA MELHOR PARA FAZEREM NA VIDA DO Q JUDIAREM DE QUEM ESTA QUIETO E É AMIGO? UNS IDIOTAS TOTAIS. REPUGNANTE

  7. Vamos ficar de olho nesse lugar horroroso e dizer para o mundo quem eles são.
    se eles não acabaremcom essa maldita prática, sugiro que amarrem o prefeito e a família dele na mesma corda, gire bastante e os atire bem longe.

  8. Que absurdo…será que eles nao tem outra coiisa pra fazer….
    sera que precisa usar um animal indefeso para afastar os maus espíritos!!!
    Bando de delinquentes e sem noção nenhuma….Pq nao se penduram eles e ficam girando pra ter uma noçao do medo que eles sentem!!! Isso é muita idiotice!!!
    Indignada!!!

  9. A verdade é uma só,idiotas e ignorantes tem em qualquer parte desse planeta! Porque que esse bando de débil mental,eles próprios não se amarram na corda giram e se enforcam…eles precisam se tocar e saber que os maus espíritos são eles próprios.Povo sem DEUS,povo sem conhecimento..

  10. Porque não fazem isso com eles mesmos. Iriam se divertir e aproveitar ter as mesmas sensações de tortura que provocam nos cães.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>