• Home
  • Distúrbios comportamentais podem esconder a coprofagia em animais

Distúrbios comportamentais podem esconder a coprofagia em animais

0 comments

FOTO: Marlon Santos Donos devem observar sempre o comportamento dos bichos
Foto: Divulgação/ Marlon Santos

O conhecimento dos tutores em relação aos hábitos dos seus animais é essencial para identificar possíveis doenças e proporcionar mais qualidade de vida aos animais. A Coprofagia, ou ingestão de fezes, é um desses hábitos que podem ter procedência comportamental ou indicar alguma doença, explica a veterinária Beatriz Laranjeira, da Vet Planet.

A Coprofagia é comum entre filhotes. Quando comportamental, ela pode indicar erro no cuidado por parte do tutor. O filhote ao ser corrigido quando faz as fezes começa a comê-las, ou tenta imitar o tutor quando limpa o ambiente. Para evitar essa situação, é indicado que o tutor coloque o animal em outro ambiente na hora de limpar seu espaço e traga-o de volta quando este já estiver limpo.

“Ninguém gosta de falar neste tema, mas pode significar outros problemas além do distúrbio comportamental e deve ser investigado”, afirma Beatriz. Entre os problemas que podem ser identificados a partir da coprofagia estão as parasitoses intestinais, deficiência vitamínica, distúrbios pancreáticos, intestinais ou hepáticos e outras doenças”, conta a veterinária.

Beatriz explica que é importante procurar um profissional quando o hábito é identificado para que o veterinário possa saber se o problema é comportamental ou representa uma doença, sendo que o problema se manifesta com mais frequência em filhotes e cães idosos.

Fonte: Jornal ABC Repórter

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tenho 5 cães e 2 gatos, sempre que meus cães encontram as fezes frescas dos meus gatos eles as comem, isso pode ser coprofagia? O que devo fazer?

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>