• Home
  • Basta de animais enjaulados em zoológicos

Basta de animais enjaulados em zoológicos

0 comments

Por Maria Angélica São Pedro (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O rugido de um leão solitário que durante anos se escutou no centro de San José, capital da Costa Rica, vai ser história a partir do ano que vem depois da decisão do governo em acabar com a exibição de animais enjaulados em zoológicos e apostar em um contato mais realista com a natureza. As informações são do site mexicano Crónica.

O zoológico Simón Bolivar foi criado por decreto em 1919 e aberto ao público no coração da capital em 1921. Desde então gerações de famílias costarriquenses  visitaram o lugar para apreciar animais da fauna local em perigo de extinção como os jaguares e o leão.

Depois de décadas de funcionamento e visitas constantes especialmente nos fins de semana, o Ministério do Ambiente e Energia (MINAE) da Costa Rica interpretou que houve uma mudança de consciência ambiental entre os cidadãos e que a ideia dos zoológicos com animais enjaulados ficou para trás.

“O MINAE tem a responsabilidade de responder ao aumento de consciência ambiental dos costarriquenses que já não querem ver animais enjaulados. Essa é uma ideia antiga que já não faz parte dos costarriquenses, poderíamos ter feito antes, mas nunca é tarde”, manifestou o ministro do Ambiente, René Castro.

Cerca de 400 animais e 71 espécies de aves, peixes, anfíbios e mamíferos que habitam o zoológico Simón Bolívar serão levados a centros de resgate a partir de maio do próximo ano, e os que reúnam as condições adequadas para viver no seu estado natural serão liberados.

As jaulas desaparecerão e se reforçará o conceito de parques botânicos para que a biodiversidade se mostre e inter-atue de maneira natural. “Não queremos mais cativeiros nem prisão de animais ao menos que seja por razões de resgate e salvamento”, manifestou Castro.

O zoológico, que é administrado há 20 anos pela Fundação Fundazoo, será transformado em um parque botânico destinado também à investigação científica e à educação, onde se espera que cheguem espécies animais de maneira natural.

O contrato de administração termina em 14 de maio de 2014 e o MINAE decidiu não renová-lo à Fundazoo para transformar o zoológico Simon Bolívar, assim como o Centro de Conservação de Santa Ana, num espaço similar localizado na zona oeste de San José.

No caso do Centro de Conservação de Santa Ana, de 52 hectares, o governo disse que está trabalhando com a comunidade para determinar em que consistirá sua transformação e tratar de criar ali a inédita categoria de Parque Natural Urbano.

Apesar da versão governamental, a diretora do zoológico Simón Bolívar, Yolanda Matamoros, assegurou que não recebeu notificação oficial alguma do MINAE e que a decisão de não renovar contrato é extemporânea.

Segundo Matamoros, o contrato se prorrogou automaticamente por 10 anos em agosto de 2012, enquanto o Governo afirma que isso não é válido.

A diretora do zoológico questionou a transformação dos zoológicos porque considera que nenhum dos animais que ali habitam em cativeiro reúne condições para serem libertados, e por esse motivo acabarão enjaulados em outro lugar.

“São quase 500 animais, aonde existe tanto espaço para eles na Costa Rica? Liberta-los não é uma opção e seria a forma mais cruel de maltrato animal”, expressou Matamouros.

Segundo ela, a fundação criou um bosque em ambos zoológicos, aonde chegam cerca de 180 espécies de aves em seu estado natural e os animais que se encontram em cativeiro desfrutam de “uma qualidade de vida incrível”.

“Isto se reflete no índice de mortalidade (anual) entre 0% e 1%. Os animais possuem cuidado veterinário e a nutrição adequada” afirmou Matamouos.

Costa Rica, que é reconhecida internacionalmente por suas políticas de conservação ambiental, é um pequeno pais de 4,5 milhões de habitantes que alberga 4,5% da biodiversidade do planeta.

Além disso, conta com uma cobertura florestal de 52,3% e mantém baixo proteção em Parques Nacionais e reservas cerca de 30% do seu território.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim, animais selvagens jamais deveriam ser tirados de seus habitas mas agora me digam com o desmatamento irracional que está havendo no mundo inteiro – ONDE E PARA ONDE ELES VÃO?????? O homem só pensa em lucros e vão desmatando sem olhar para os lados se estão ou não prejudicando sejam pessoas ou animais, se estão ou não agredindo a natureza, o homem perdeu o sentido da ética em vários estágios da vida, agora, como vão ficar os animais enjaulados há tanto tempo? serão mortos pela própria espécie ou por outras mais selvagens, vão ter a caça que está tão rara se tem animais morrendo de fome em seu próprio habitat? será justo soltá-los? É uma situação para se pensar e, muito!

  2. É uma atitude Nobre, também não suporto ver animas presos. Tudo deve ser muito bem estudado, caso a caso, os animais deve ser estimulados a vida selvagem, a reconhecer seu habitate natural para poder serem soltos.

  3. Essa noticia seria muito boa se eles estivessem pensando no bem dos animais e não na mudança de consciência ambiental das pessoas. Alias se décadas as pessoas pensam que animais no zoológico estão “felizes” já da pra ter uma ideia que não entendem muito de liberdade.

  4. A Costa Rica possui vários zoos, sendo que 2 são públicos. O fechamento se refere aos públicos e não a uma ação de extinção da instituição zoológico no pais.
    Desacreditar o trabalho dos zoos para a educação e conservação e tentar assassinar milhares de animais, simplesmente laçando-os em habitats que não suportam mais pressão é no mínimo Maus-tratos e negligência por parte das pessoas que o praticam e aquelas que enaltecem estas praticas irracionais.
    Se o objetivo é melhorar a vida dos animais devemos contribuir de forma racional para que os santuários, ongs e zoos possam ter condições físicas e financeiras para isso.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>