• Home
  • Equipe médica do Pet Care realiza diferentes técnicas de cirurgia cardíaca em animais no Brasil

Equipe médica do Pet Care realiza diferentes técnicas de cirurgia cardíaca em animais no Brasil

0 comments

(da Redação)

A equipe de especialistas em cardiologia do Grupo Pet Care de Hospitais Veterinários realizou, no final de julho, duas técnicas de cirurgia em animais no Brasil, que contaram com a participação do Dr. Romain Pariaut, da Universidade da Lousiana. Os métodos cirúrgicos, que são comuns em outros países, representam uma inovação no país.

As cirurgias – Valvuloplastia por balão e Oclusão de PDA percutânea – foram executadas para correção percutânea de cardiopatias congênitas. São pequenas cirurgias corretivas das válvulas doentes do coração e fechamento através de cateterismo de comunicações anormais do coração. Os quatro animais, todos cachorros, que passaram pela cirurgia – dois buldogues ingleses, um husky siberiano e um golden retriever – tinham estenose pulmonar, uma das patologias cardíacas mais comuns no cão. “Trata-se de uma malformação da válvula pulmonar que leva a uma obstrução à saída do sangue do coração (ventrículo direito) em direção aos pulmões”, explica Dr. Guilherme Goldfeder, chefe da equipe de cardiologia do Pet Care e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária.

As técnicas são bem menos invasivas que a tradicional, quando se abre o peito do animal, além de serem menos doloridas e terem um tempo de recuperação bem mais rápido. “A valvuloplastia na estenose pulmonar pode levar até três horas dependendo da gravidade do caso. Para a oclusão de persistência de ducto arterioso, a cirurgia convencional varia de uma a duas horas. Com a técnica de oclusão por cateterismo, realiza-se com aproximadamente uma hora”, comenta Dr. Guilherme.

As cirurgias foram realizadas na unidade hospitalar localizada no Ibirapuera. Inaugurada recentemente, é a terceira do Grupo e segue os mesmos padrões de hospitais humanos, com piso emborrachado antiderrapante com cantos arredondados e pintura padrão que seguem regras que garantem assepsia e fácil manutenção dos ambientes e controle de infecção hospitalar. Além disso, oferece UTI com total monitoramento, com os mesmos equipamentos e estrutura utilizada na UTI neonatal humana, com veterinários intensivistas exclusivos 24 horas.

O Grupo Pet Care conta com um corpo clínico formado por aproximadamente 80 profissionais de várias especialidades como oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, oncologia, entre outras. É considerado pela comunidade veterinária a maior referência no Brasil em hospital veterinário e trouxe as técnicas para o Brasil com o objetivo de poder oferecer a técnica para os seus pacientes em pouco tempo.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>