• Home
  • Apreensões de animais silvestres sobem 22,4% na região de São Carlos (SP)

Apreensões de animais silvestres sobem 22,4% na região de São Carlos (SP)

0 comments

Veterinário de São Carlos trata gavião apreendido pela Polícia Ambiental (Foto: Ely Venâncio/EPTV)
Veterinário de São Carlos trata gavião apreendido pela Polícia Ambiental (Foto: Ely Venâncio/EPTV)

O número de apreensões de animais silvestres pela Polícia Militar Ambiental (PMA) aumentou 22,4% na região de São Carlos (SP). No primeiro semestre do ano passado, foram 774 apreensões. De janeiro a julho deste ano, 948 animais foram apreendidos.

Muitas vezes, as apreensões são motivadas por denúncias. Os animais apreendidos não costumam ser levados para os zoológicos, a não ser que estejam com a saúde muito frágil e necessitem de atendimento de emergência para que depois sejam encaminhados para centros autorizados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O veterinário Júlio Furtado disse que normalmente os animais apreendidos são vítimas de maus-tratos. “Eles estão desnutridos, sob condições de estresse muito grande, mal alimentados, muitos chegam com doenças crônicas”, disse Furtado.

No estado, há 12 centros autorizados para receber esses animais.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente informou que pretende ampliar a capacidade de recebimento de animais pelo Estado. Uma das opções é a criação de um cadastro de voluntários que poderiam ter a guarda provisória de até dez animais silvestres. Ainda de acordo com a Secretaria, as normas para a criação desse cadastro ainda estão sendo definidas.

Fonte: G1

Nota da Redação: A opção pela criação de um cadastro de voluntários para ter a guarda provisória de até dez animais silvestres tem a ver com a polêmica Resolução nº 457 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), e é um grave retrocesso para os direitos animais. Leia mais: https://www.anda.jor.br/27/06/2013/resolucao-do-conama-e-um-atentado-aos-direitos-animais-e-a-fauna-brasileira

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>