• Home
  • Cães são mortos após cirurgia em faculdade de veterinária

Cães são mortos após cirurgia em faculdade de veterinária

0 comments

Alunos do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, denunciaram a matança de dez cães saudáveis, na semana passada, após uma disciplina de prática cirúrgica. A chamada vivissecção – processo de dissecar animais vivos para estudo – é repudiada por especialistas e conselhos de veterinária.

A suposta matança teria ocorrido nos dias nove, 10 e 11 de julho, durante aulas da disciplina técnica operatória veterinária, ministrada no sétimo período. A morte dos cães teria ocorrido após a esplenectomia – intervenção cirúrgica para retirada do baço.

A presidente da Sociedade Mineira Protetora dos Animais, a médica veterinária Kênia Fonseca, condenou a iniciativa. “É um absurdo essa prática. Os cães podem sobreviver sem o baço e poderiam ter sido encaminhados para a adoção”, disse. Para ela, a prática cirúrgica não pode ser justificativa para a retirada da vida do animal. “Não podemos pegar um animal na rua e, só porque não tem um tutor, fazer isso ”, diz.

Segundo veterinários, hoje, a indicação para as universidades é que os alunos realizem os procedimentos operatórios junto com os professores em animais doentes dos hospitais veterinários, para auxiliar a população e os animais, além de aprender. É recomendável o uso de vídeos demonstrativos, modelos computacionais, peças de cadáveres e de materiais que imitam a pele para treino de suturas.

Em caso de descumprimento das diretrizes, as instituições podem sofrer sanções, até seu fechamento. Além disso, o Ministério Público pode propor uma ação civil pública contra a instituição.

Em nota, a universidade informou que sua comissão de ética se reunirá em 30 de julho para “analisar as solicitações de uso de animais em suas atividades práticas de ensino”.

Fonte: O Tempo

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde já se viu comissão de “ética” se reunir pra decidir sobre “matança” ou não de animais. Sim, porque o nome que se dá para tais práticas de ensino pelo que entendi é esse mesmo…foi isso mesmo que aconteceu!! Foi isso mesmo que denunciaram, fora o resto que a gente não fica sabendo!! E tem outro agravante: não é só nessa Universidade que acontece!!

  2. Acho ótimo terem denunciado. Mas teria mais efeito se tivessem se recusado a participar da aula. Ou se tivessem impedido isso. Estudante, quando quer, vira o campus do avesso.

  3. Sinceramente vergonhoso esse procedimento, uma vez que lutamos para ajudar os cães de rua. Enquanto a faculdade os mata. Que sejam investigados e punidos os responsáevis por tão cruel ato, já que existem outros meios.

  4. Também acho absurdo os estudantes terem aceitado participar dessa prática. Eu jamais aceitaria. Aliás, há uma lei que protege os direitos dos estudantes que se recusam a participar de práticas que maltratem ou tirem vidas dos animais. Esses “professores” procuraram a via mais fácil, e deram um péssimo exemplo da desumanização do profissional veterinário. Um absurdo!

  5. Não tem uma ONG que seja nessa localidade que seja capaz de se dirigir ao Promotor Público e fazer a denúncia? Poxa, é só mostrar que outras universidades não fazem mais isso, com uma notícia da internet mesmo, e fica caracterizado a existência de métodos alternativos, se existem métodos alternativos se trata de CRIME AMBIENTAL, está na lei 9.605/1998, art 32. A pena é aumentado de 1/3 se ocorre morte do animal.

  6. Eu sou estudante de Medicina Veterinária da UFV. Acho um absurdo a proporção que tomou essa notícia que é FALSA!
    ”…denunciaram a MATANÇA de dez cães SAUDÁVEIS, na semana passada, APÓS uma disciplina de prática…’
    Primeiramente, não somos carniceiros, não realizamos MATANÇA, muito menos em animais SAUDÁVEIS, e esta prática NÃO chegou a acontecer.
    Procurem se enformar sobre o ocorrido, vocês que estão julgando sem conhecer o que realmente se passa. O problema maior é que vocês leem qualquer título de jornal (que vende uma mentira) e já se acham doutores no assunto.
    Eu AMO os animais e devendo minha universidade e principalmente meu curso!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>