• Home
  • Lista de 274 espécies ameaçadas de extinção será divulgada no Rio Grande do Sul

Lista de 274 espécies ameaçadas de extinção será divulgada no Rio Grande do Sul

0 comments

Bugio ruivo é uma das espécies ameaçadas de extinção no RS(Foto: Halex Vieira/RBS TV)
Bugio ruivo é uma das espécies ameaçadas de
extinção no RS(Foto: Halex Vieira/RBS TV)

Uma lista com 274 espécies de animais ameaçados de extinção no Rio Grande do Sul será divulgada na próxima semana no site da Fundação Zoobotânca (FZB) do estado. O estudo, que é uma atualização de outro levantamento realizado em 2002, passará por consulta pública online durante a primeira quinzena de julho. As sugestões da comunidade serão analisadas para a elaboração de uma versão definitiva da lista.

O trabalho, que avaliou o estado de conservação de 1,6 mil espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados, foi desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB). A comissão técnica envolveu diretamente 129 especialistas vinculados a 40 instituições e contou com a colaboração de outros 146 especialistas, totalizando 275 pessoas.

Os critérios, procedimentos e definições utilizados para a revisão da lista foram desenvolvidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A revisão periódica da lista é prevista tanto no Código Estadual do Meio Ambiente como no Decreto Estadual 41.672/2002, que também estabelece a obrigatoriedade da constituição de uma comissão multi-institucional formada por especialistas em fauna para coordenar o processo.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>