• Home
  • Mais de mil macacos foram retirados das Ilhas Maurício para serem usados como cobaias

Mais de mil macacos foram retirados das Ilhas Maurício para serem usados como cobaias

0 comments

Por Maria Angélica São Pedro (da Redação)

As Ilhas Mauricio são o segundo exportador mundial de macacos, depois da China. (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

A Espanha importa regularmente macacos de cauda longa, denominados “catarrinos”, das Ilhas Maurício. Na verdade, é o terceiro país exportador destes animais, ficando atrás dos Estados Unidos e Canadá, segundo dados do Ministério da Agricultura do país africano. No primeiro semestre de 2013 foi enviado um total de 1.461 macacos a estes três países, assim como a Alemanha, França e Reino Unido. Em concreto, 216 macacos chegaram a Espanha. As Ilhas Maurício são, depois da China, o segundo maior exportador de macacos destinados a experimentos. “Este cruel comércio contrasta com a imagem de destino paradisíaco que se quer dar a esta ilha” comentou a Asociación para la Defensa de los Derechos del Animal (ADDA), da Espanha. As informações são do La Razón.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“NON a Air France”

Segundo relata a própria ONG, os macacos são, em ocasiões, capturados na natureza e separados de seus grupos familiares, com o objetivo de serem embarcados. Depois viajam em pequenas jaulas de madeira nos porões de aviões comerciais da companhia francesa Air France” denunciou Neus Aragonés, porta-voz da ADDA. Seu principal cavalo de batalha neste sentido é conscientizar esta companhia aérea para não colaborar mais com o “ cruel” tráfico de seres vivos, como já se negaram Air Canadá, British Airways e American Airlines, entre outras. Neste sentido,  está sendo realizada uma campanha internacional chamada “NON a Air France”.

“Stop Vivisection”

Os macacos que chegam a Espanha são levados em primeiro lugar ao centro de reprodução de primatas de Camarles, em Tarragona – fortemente  questionado pelos animalistas – e finalmente,  aos laboratórios de investigação, nos quais são utilizados em “ cruéis e dolorosos” experimentos toxicológicos e neurológicos. Além disso, a ONG afirma que na maioria dos casos os animais “são sacrificados ao finalizar o procedimento”.  Pelo tratamento vexatório que recebem estes animais, a ADDA se aderiu a iniciativa cidadã ” Stop Vivisection” aprovada  pela Comissão Europeia em 2012. Nessa iniciativa se exige a anulação da Diretiva 2010/63 que trata dos animais utilizados em experiências e com outros fins científicos e que se elabore um novo texto para pôr fim a experimentação animal. Outro objetivo da campanha “Stop Vivisection” é impor a obrigação de utilizar métodos científicos alternativos na investigação biomédica relevante para a espécie humana. A iniciativa tem prazo até 1 de novembro para recolher 1 milhão de assinaturas, das quais Espanha tem que contribuir com 37.500. Segundo a Asociación para la Defensa de los Derechos del Animal (ADDA), a Diretiva ignora as vozes de muitos cidadãos que estão contra a experimentação com animais.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanta crueldade com os pequenos.Temos que colher as assinaturas para tentar fazer algo.

    Como sempre o ser humano só pensando em si proprio.

  2. A justiça dessa terra é falha. Que vergonha e descaso dessa situação criminosa com a fauna, com os direitos dos animais-não humanos. Povo sem civilização, sem respeito a vida também dos seres sencientes e vivos da natureza.
    Não terão paz , saúde, …serão perseguidos pelas maldições… È alei de causa e efeito, povo sem compaixão, sem um pingo de amor e respeito a vida. Povo perverso e selvagem!
    .
    Peço ao Cristo , cósmico, nós, e todos as forças do bem , todas as energias de luz , que essa situação covarde de barbárie , toda essa violência e desrespeito aos direitos também dos animais -não humanos , acabem de uma vez e tenha fim toda essa crueldade.
    Que mal exemplo o governo está dando dessas ilhas Mauricio , que povo mais cruel…STOP para sempre, toda vilânia. Peço justiça, justiça, e também divina.

  3. A espanha é selvagem e seus habitantes são feras humanas!
    são feras peõnhentas e só se divertem fazendo os animais sofrerem. Esses experimentos para nada servem, esses canalhas que se dizem cientistas , são nada menos que psicopatas, porque pessoas que respeitam os animais jamais fariam experimentos em animais.

  4. Air France e os países que cometem esses crimes deveriam se envergonhar! Com tanta tecnologia é inadmissível essa covardia!!!!!

  5. SENHOR DEUS E PAI VENHA SOCORRER ESSES POBRES ANIMAIS DE SERES QUE SE DIZEM SER HUMANOS MAS ESTÃO DISFARÇADOS E SÃO PERFEITOS MONSTROS…OH DEUS PROTEJA ESSES POBRES ANIMAIS DE MÃOS CARINICEIRAS…AMÉM.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>