• Home
  • Procurador-geral da República quer proibição de vaquejada no Ceará

Procurador-geral da República quer proibição de vaquejada no Ceará

0 comments

Vaquejada: horror e sofrimento. (Foto: Divulgação)
Vaquejada: horror e sofrimento. (Foto: Divulgação)

No “pacote” de ações de inconstitucionalidade ajuizadas no Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel – cujo mandato está chegando ao fim – há uma que demonstra compaixão e respeito aos animais. Trata-se de ação (Adin 4.983) contra lei estadual do Ceará (Lei 15.299/13) que regulamenta a vaquejada (um rodeio nordestino) como “prática desportiva e cultural”.

Na petição, de autoria da ex-vice-procuradora-geral Deborah Duprat, lê-se: “Parece evidente que a vaquejada enseja danos consideráveis aos animais, podendo ser tachada de prática que implica tratamento cruel e desumano às espécies que dela participam”.

O Ministério Público Federal ressalta que o STF já tratou, em ações anteriores, dos “limites às manifestações culturais”, prevalecendo o entendimento de que se deve afastar “toda e qualquer prática que trate inadequadamente os animais, ainda que sob o pretexto de ela ocorrer dentro de um contexto cultural ou esportivo”. São citadas as decisões que consideraram inconstitucionais as brigas de galos e a “farra do boi”- esta uma antiga tradição catarinense, de origem açoriana, que o STF proibiu, em julgamento de 1997.

Fonte: Jornal do Brasil

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Covardesssssss … pessoas assim são atrasadas em todos os sentidos da vida!!! E Quem Apoia uma coisa dessa também! Parabéns Procurador tem que proibir mesmo! Cadeia isso sim que deveria acontecer!

    1. Sabe de nada . A vaquejada é um esporte da nossa cultura bando de besta . Toda vaquejada antes de começar vai um veterinario pra fiscalizar o gado . Se proibe a vaquejada vai ser um enorme prejuizo pois a muitos anos vem investindo em melgoramento genético para os cavalo e digo uma coisoa os cavalos são muito bem zelados e fora que a proibiçao vai gera desemprego . Divia e se prelcupa com a corrupçao no brasil . Se forem proibir a vaquejada porque não proibe o abate dos animais . Bando de que não tem o que faver nunca nem montaro num cavalo bando de

      que não tem o que fazer . Gente burra

    1. Olha e bom vc procurar rever os seus conceitos ç! Pois a vaquejada por muito e muito vem movimentando a economia nordestina . E bom q vc se informe do q ocorre nas vaquejadas. Pois todas elas possuem um veterinário de plantão observando os currais de bois e todos os cavalos envolvidos no esporte! Tem gente q tira seu sustento disso como pode acabar ? Isso vale dinheiro! Porem peço as autoridades q revejam seus conceitos! Vaquejada e sim um esporte de grande importância para a cultura nordestina e brasileira! Vem gente de todo o mundo conhecer a vaquejada nordestina!

  2. isso, chega de crueldade, essas pessoas que acham que é cultura, que tal se alguém puxassem elas pelas pernas, pelos braços, ou pescoço?? que tal!!!!

    1. Ilvana . Que tal você e se prelcular com sua vida sabe nem o que é vaquejada divia proibir os cabare as lutas vale tudo divia se prelculpa com os ladrão que estão solto . Imagina tu passar a vida investindo numa coisa investindo pesado e de repente vim um um que não tem o que vazer e destruir . Pense mais antes de vazer comentario idiota . Deveria também proibir o abate desses animais . O meu esporte é vaquejada

  3. Porque não acabam com o boxe, o vale tudo ? E porque não proíbem matar bois, galinhas, porcos, coelhos e outros animais ? Pura hipocrisia ! Matar para comer é muito pior !
    Sou a favor da vaquejada que gera empregos, é um esporte e é uma cultura nordestina que está invadindo o Brasil !

    1. Eu tbm apoio a vaquejada, tanta crueldade nesse mundo e vão proibirem a vaquejada que é esporte. por que nao proíbem bebidas alcoólicas ? Por que nao proíbem as drogas?
      #EuApoiAVaquejada 🙂 Valeu Boi, Meu esporte é vaquejada ‘

      1. Significado de esporte no dicionário:

        “s.m. Conjunto de exercícios físicos que se apresentam sob a forma de jogos individuais ou coletivos, cuja prática obedece a certas regras precisas; desporto: o esporte aperfeiçoa as qualidades físicas do homem.”

        Lamento que alguém chame isso de esporte, com tanta coisa boa pra se praticar enquanto esporte de verdade numa vida tão curta.

        SEM MAIS.

      1. vaquejada eh paixão pelo que fazemos e muito amor vinicius voce deve ser uma pessoa desinformada ou não vive nesse mundo entre no portal vaquejada e veja como e vaquejada eu sinto so pena de quem quer proibir esse esporte lindo abraço!

  4. ta na hora do poder publico se ocuparem ao combate as DROGAS e a CRIMINALIDADE. tendo q hoje o cidadao e o BANDIDO,pois tem mais direitos e proteçao do q nos,ja q n conseguem reverte este quadro ficam procurando atrapalhar um esporte tao bonito e importante para economia de alguns ESTADO! À VAQUEJADA E UM DAS POUCAS CULTURAS REALMENTE NORDESTINA

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>