• Home
  • Prefeitura de Santana do Parnaíba castra mais de 109 animais domésticos

Prefeitura de Santana do Parnaíba castra mais de 109 animais domésticos

0 comments

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, que agora está sob a administração de novo prefeitopromoveu no último sábado de fevereiro o mutirão de castração de cães e gatos no bairro Parque Santana. A ação, que é coordenada pelo departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde, foi realizada no Colégio Municipal Álvaro Ribeiro. Ao todo, foram castrados, gratuitamente, 109 bichinhos, sendo 75 cachorros e 34 felinos.

Os animais atendidos pela ação, foram previamente cadastrados no setor de Zoonoses que, conta, atualmente, com uma lista de aproximadamente 800 bichinhos para serem atendidos pelos futuros mutirões de castração.

De acordo com a veterinária do departamento de Zoonoses Carolina Oliveira Botelho, o objetivo é convocar 150 animais a cada mutirão. Mas infelizmente, muitos moradores chamados acabam não aparecendo. “Precisamos que as pessoas se conscientizem sobre a importância deste trabalho e o prejuízo que causam quando não comparecem. Deixamos de convocar outros animais, pois temos um limite de atendimentos por ação”, disse a veterinária.

A castração é uma das melhores e mais eficientes formas de controle de natalidade de cães e gatos. Deste modo, impedem-se o surgimento de crias indesejadas, que em muitos casos, acabariam sendo abandonadas nas ruas, após o nascimento. Além disso, a cirurgia ajuda a prevenir certos tipos de doenças, como tumores de mama e infecções no útero, no caso das fêmeas. Já os machos têm menor risco de adquirir câncer de próstata e de testículos. Os animais também melhoram de comportamento, tornando-se mais sociáveis. Os cachorros deixam de urinar em qualquer lugar para marcar território e as cadelas não entram mais no cio. Com isso, eliminam-se os transtornos do período fértil, como o sangramento e a atração de machos.

Os proprietários de cães e gatos, moradores de Santana de Parnaíba, que têm interesse em participar dos próximos mutirões de castração, devem entrar em contato com o Setor de Zoonoses, no telefone 4154-6889, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00, para efetuar a sua inscrição.

Fonte: Folha Paulistana

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>