• Home
  • Em menos de 10 dias, sete tubarões foram mortos na Baixada Santista

Em menos de 10 dias, sete tubarões foram mortos na Baixada Santista

2 comments

(Foto: Reprodução/A Tribuna)

Em menos de 10 dias, sete tubarões foram capturados acidentalmente em redes de pesca na Baixada Santista, em praias de Mongaguá e Praia Grande. A espécie identificada na região não é agressiva, de acordo com especialista Matheus Marcos Rotundo. Ao contrário, os animais são vítimas e correm risco de extinção.

O primeiro caso verificado neste mês foi dia 15 na Praia do Forte, em Praia Grande. O último tubarão capturado foi nesta quinta-feira, em Mongaguá.

Todos os animais pertencem à espécie Carcharias taurus, popularmente conhecida como Cinza ou Mangona.

De acordo com Rotundo, biólogo e pesquisador do acervo zoológico da Universidade Santa Cecília, é comum que fêmeas desta espécie se aproximem da costa à procura de águas mais quentes para a reprodução.

“Apesar deles se aproximarem, estes animais não têm característica de ataque. São calmos”, garante Rotundo. Um fator preocupante é que este tipo de tubarão está ameaçado de extinção.

O inspetor da Guarda Costeira de Praia Grande, Delfo Monsalvo, ressalta que é importante uma ação que proteja esses animais nesta época do ano.

“Todas encontradas foram fêmeas. No ano passado, já registramos a captura de outros cinco desta espécie. Assim como existe o defeso do camarão, a pesca deveria ser limitada nesta época para evitar a morte desses animais”, opina.

De acordo com informações da regional do Ibama em Santos, não existe nenhuma lei que proíba a pesca neste período. “Para que haja uma restrição é preciso uma pesquisa para que se possa elaborar uma minuta”.

Fonte: A Tribuna

Nota da Redação: Cerca de 100 milhões de tubarões são mortos por pessoas a cada ano, tanto pela pesca comercial quanto amadora. Em razão da falta de consciência e crueldade algumas espécies já se extinguiram e hoje mais de 60 correm sérios riscos de desaparecer. O maior predador dos mares é o ser humano.

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Simplesmente ridículo. Além de matar peixes com a tal “pesca” ainda de quebra acabam matando tubarões. Esses seres humanos só pensam em matar.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>