• Home
  • Animais são vítimas de maus-tratos em Sorocaba (SP)

Animais são vítimas de maus-tratos em Sorocaba (SP)

2 comments

Animais que têm como habitat natural a zona rural estão dominando e gerando incômodo aos moradores de bairros residenciais.

Há quase um ano, uma égua vive em uma área verde no fim da rua Xavier Toledo, Jardim Brasilândia, zona norte. Com medo de represália do tutor, os moradores preferem não se identificar, mas contam  que o animal e seu potro atrapalham a passagem de crianças que cortam o caminho para irem à escola.

Porém, de vilões, os equídeos tornaram-se vítimas. Anteontem eles foram atendidos pela Zoonoses após denúncia de que estariam sofrendo violência. Os moradores do bairro alegam que viram um homem batendo nos animais e introduziu um pedaço de pau na égua. A violência teria ocorrido no sábado passado.

A Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba é responsável pelos animais. A égua foi medicada e passa bem.

De acordo com a seção, não foram constatados sinais de abuso, mas haviam muitos parasitas na região da vulva da égua, talvez em decorrência do resto de placenta após o parto.

No bairro de Aparecidinha a reclamação é referente ao mau cheiro de uma criação de porcos entre as ruas Quirino de Melo com Aparecido de Oliveira.

Proibida

A criação de animais em zona urbana é proibida, mas eles são facilmente encontrados e sendo tratados em alguma área desocupada.

A Zoonoses informa que a Lei Municipal 8.354/2007 proíbe equídeos de circular em vias públicas e também a criação de suínos em zona urbana.

Os animais soltos que representam risco são apreendidos. Eles  são levados à UCA (Unidade de Controle Animal) da Zoonoses, onde ficam disponíveis pelo prazo de cinco dias úteis. Dentro deste período, o animal pode ser resgatado pelo proprietário. Para isso, ele terá de assinar um termo de responsabilidade e pagar taxa de R$ 55 por animal, além de custear as despesas de transporte e diária. Como os animais são chipados, quando ocorre reincidência o valor da taxa é dobrado.

A guarda irresponsável coloca em risco a saúde e o bem-estar do animal e da população. Animais soltos também podem causar transtornos ao trânsito.

R$ 55 é o valor da taxa para retirar o animal do Centro de Zoonoses

Multa

O valor dobra se o caso se repetir.

Guarda responsável

A Zoonoses possui um programa de guarda responsável de animais, que tem como objetivo orientar e promover uma reflexão na sociedade sobre o conceito de adoção consciente.

Outras ações

Além das  feiras de doação de animais e mutirões de castrações, são realizadas ações educativas em escolas, feiras e eventos, que inclui a distribuição de material.

Fonte: Bom Dia

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O mesmo marginal que fez isso com uma égua. É o mesmo marginal que vai estuprar alguém daqui aos uns dias.
    As leis do Brasil tem que mudar muita coisa. É uma pena o Brasil deixar acontecer varias vezes antes de tomar providência.
    Triste demais com meu País.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>