• Home
  • Animais servirão como cobaias para medir radiação em Fukushima

Animais servirão como cobaias para medir radiação em Fukushima

9 comments

Por Natalia Cesana (da Redação)

Foto: Reprodução/green Me

Aonde o homem não chega, os animais são enviados. Para verificar os níveis de radioatividade na área atingida pelo desastre nuclear em Fukushima, no Japão, macacos e porcos são utilizados como verdadeiras cobaias. As informações são do site italiano green Me.

A “brilhante” ideia do governo nipônico foi anunciada pelo Le Parisien, de acordo com o qual, depois de meses de luta para estabilizar o reator, as autoridades estão tentando por em prática um colossal projeto: limpar os terrenos contaminados.

Para tanto, é necessário um mapa detalhado das áreas comprometidas. Mas como conseguir tal dado se os homens não podem se aproximar? Usando animais, especialmente macacos e porcos, equipados com GPS, contadores e dosímetros.

“A utilização destes animais nos permitirá criar um mapa acurado dos níveis de radiação no centro das florestas de Fukushima e que por vezes são difíceis de alcançar”, explicou o vice-presidente da Universidade Nipônica, Takayuki Takahashi.

Com braceletes eletrônicos, alguns macacos já foram enviados em outubro para a região, perto da cidade de Minamisoma. Mas uma nova missão suicida, desta vez com porcos também, repetirá em março o experimento. O uso destas cobaias, que serão transportadas por helicópteros, completará a medição da radioatividade.

Os liquidadores de Fukushima serão, portanto, os animais, que serão empregados de acordo com os especialistas japoneses para salvar as florestas da contaminação nuclear. Ao explorá-los, os cientistas esperam conhecer o nível de exposição a que foram submetidos e o impacto da radiação na fauna que vive próxima à usina. Mas a esperança maior é determinar o movimento da radioatividade nas florestas, que podem já estar ‘altamente contaminadas’.

“A área florestal de Fukushina é a principal fonte de madeira, água e alimento. A contaminação por césio coloca em risco a agricultura, a pesca e as zonas residenciais da vizinhança”, disse Takahashi.

É claro que medidas voltadas à descontaminação da área atingida pelo desastre são urgentes, mas por que sacrificar os animais? A tecnologia humana, da qual o Japão é muitas vezes pioneiro, não pode substituir seres com vida de tal tarefa?

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E eu já havia cantado essa pedra cruel, triste e lamentável, em posts anteriores sobre o acidente no Japão.

    Que organizações que abraçam a Causa Animal atuem e impeçam tal manobra torpe.

  2. Tive uma ideia brilhante!!!!! Ouvi dizer q os japoneses estão entre os povos q mais se suicidam no mundo. É uma pena! Mas, baseado nisso, que tal oferecer a estas pessoas a função que os animais estão sendo obrigados a executar??? Todos sairiam lucrando!!! É melhor morrer por uma boa causa que morrer por capricho!!!!E os animais inocentes seriam poupados!!!!

  3. Missão suicida é quando alguém se apresenta voluntariamente para uma ação com risco de morrer. Esses experimentos não são uma missão suicida para os porcos. São atos biocidas. Basta medir a contaminação nos cadáveres dos animais de diferentes espécies que forem encontrados nessa floresta, e no próprio ambiente florestal. Simples, não? Mas, para ser humano tem que ser cruel com os animais, não tem? Depois choram as desgraças que ocorrem por aí.

  4. os japoneses gostam de robos e robozinhos pq nao mapeam a area usando eles,?soltam de helicoptero com cordas.colquem gps .nos robozinhos.Sem sacrificarem vidas organicas sercientes

  5. muita covardia, os humanos e que invetam essa mer… de usina nuclear, e como sempre os animais pagam o preço, mas não tem jeito, olha o Japão, tanta tecnologia e quando a natureza mostra sua forca ficam de joelhos…

  6. Sabemos que fazemos mal para os animais, mas fazemos, o hábito, a cultura, a tradição nos perdoam, nos entendem, são como nós. E então “quem pode mais chora menos”. Esse tempo que eu vivo eu vejo que aqui é o inferno para os animais.

  7. gente até no mercado livre tem isto:Aparelho Portátil Medidor De Radiação Digital Eberline Ro-5d,Agora pergunto:Os japoneses não tem ?Não podem usarem robos com gps e os robozinhos com um medidor portail tipo deste,ou pelo menos imaginava eu que deveriam ter muiiitoooo melhores,devido a tecnologia deles.Podem ou não?Podem só não querem

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>