• Home
  • Promotores já atuam no GECAP, órgão de defesa dos animais no Ministério Público

Promotores já atuam no GECAP, órgão de defesa dos animais no Ministério Público

8 comments

Olhar Animal
Através do Blog

Foto: Olhar Animal

No último dia 12/12, estive com o deputado estadual Fernando Capez e sua equipe na sede do Ministério Público de SP para novo encontro com o Procurador Geral de Justiça, dr. Fernando Grella Vieira, com o propósito de obtermos informações sobre o andamento da criação do GECAP e agradecer-lhe o  empenho na concretização desta importante conquista para a causa animal.

O procurador geral nos comunicou que já foram designados dois promotores de justiça para o grupo, entre eles a dra. Vania Maria Tuglio, com longo histórico na defesa dos animais. E que estes já estão trabalhando na sede do GECAP – GRUPO DE COMBATE AOS CRIMES AMBIENTAIS E PARCELAMENTO DO SOLO URBANO, instalado em um prédio do MPE no bairro da Barra Funda, zona oeste da capital paulista.

Dr. Grella também disse que o grupo se encontra em fase de organização interna e que os canais para contato com a população serão disponibilizados em breve, possibilitando então o encaminhamento de denúncias de maus-tratos contra animais.

Mais uma vez agradecemos a fundamental atuação do deputado estadual dr. Fernando Capez para que esta campanha pela criação de um órgão dentro do MP especializado na defesa dos animais, iniciada pelo Olhar Animal em 2010, tivesse êxito.

Assim que os dados de contato com o GECAP estiverem disponíveis serão amplamente divulgados pelo Olhar Animal. Será importantíssimo que os protetores de animais e a população encaminhem denúncias ao órgão, pois seu desenvolvimento dentro MP se dará na medida em que a grande demanda de denúncias, que sabemos existir, chegar até ele.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito bom!!!
    É importante que seja feita uma campanha nacional em escolas e na mídia sobre isso. Distribuição de cartilhas, palestras…
    Estou certa de que dará certo!!!!!

    1. O FIM DO ZOOLÓGICO DA MATINHA: VÁRIOS ANIMAIS FORAM MORTOS OU ROUBADOS NAS ÚLTIMAS SEMANAS.

      UM GAVIÃO DA CAUDA BRANCA FOI MORTO A PEDRADAS DENTRO DE UM VIVEIRO. JABUTIS, QUEIXADAS, JACARÉS… E VÁRIOS OUTROS ANIMAIS MORRERAM.

      A situação que o Parque Zoomatinha vive é de extrema preocupação, várias ocorrências policiais já foram registradas, dando conta de sumiços de diversos animais silvestres nos últimos meses.
      O caso do sumiço do Jacaré do Papo Amarelo repercutiu em toda Bahia, um animal de grande porte que segundo o ex-secretário de Meio Ambiente Carlos Leôncio, foi morto dentro do parque por quatro homens que usaram uma escopeta calibre 12 e depois de abater levaram o animal.
      Depois a mídia local noticiou o caso da Arara, animal do parque que foi furtado e vendido ao Pai de Santo, que comprou o animal e o devolveu ao parque.
      No último sábado (28), mais animais acabaram sumindo, o responsável técnico pelo parque Zoomatinha
      prestou queixa na Polícia Civil.

      Segundo o Boletim de Ocorrências, um menor de 12 anos, invadiu o parque pelos fundos, foi até o viveiro de um “Gavião da Cauda Branca”, passou pela tela que envolve o viveiro e com um estilingue acertou o animal na cabeça. Quando o menor se preparava para levar o animal pra casa, foi surpreendido pelos GMs que o apreendeu e acionou a Polícia Civil.
      Segundo informações do o responsável técnico Robert, passadas ao vereador Tarugão (PRP),duas queixadas (A queixada é um mamífero que vive em partes das Américas do Sul e Central. A queixada é um porco-selvagem), uma os elementos conseguiram levar e sangrar próximo ao rio.
      A outra foi morta a pauladas dentro do recinto, mas não conseguiram levar o animal porque os outros animais reagiram. No viveiro deles a parede ficou com marcas da violência, manchada de sangue.
      O assustador é que só nos últimos dias, foram roubados do parque uma grande quantidade de animais, entre eles 12 coelhos, 3 jabutis, duas queixadas e um gavião.
      Segundo informações esses furtos acontecem com frequência, isso porque não há a quantidade necessária de vigilantes. Como resultado a população itapetinguense corre um grande risco de ficar definitivamente sem uma de suas grandes riquezas, o Parque da Matinha.
      Informações/ do Blog do Tarugão

      às 10:10 15 comentários:

  2. Graças a Deus o MP resolveu agir. Num mundo onde estamos preocupados com a natureza é inadmissível que casos de tortura de animais domésticos (como o caso da enfermeira que matou o yorksihire) e silvestre tenham uma pena branda…2 anos…isso tem que ser revisto imediatamente. Parabéns ao Poder público. Esperamos que não fique só em palavras.

  3. Graças a Deus o MP resolveu agir. Num mundo onde estamos preocupados com a natureza é inadmissível que casos de tortura de animais domésticos (como o caso da enfermeira que matou o yorksihire) e silvestre tenham uma pena branda…2 anos…isso tem que ser revisto imediatamente. Parabéns ao Poder público.

  4. Não sei a qual orgão recorrer sobre crueldade com animais em outros paises, e talvez voces possam repassar isso. Está circulando no facebook que na França estão usando cachorros como iscas para tubarão, e inclusive tem foto de um cachorro com um anzol no nariz.Não sei se é verdade tamanha barbárie, mais voces poderiam investigar ou encaminhar para orgão competênte essa denuncia. Obrigado.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>