• Home
  • Aprovado projeto de Lei de Defesa Animal de Curitiba (PR)

Aprovado projeto de Lei de Defesa Animal de Curitiba (PR)

10 comments

(da Redação)

Foi aprovado, na manhã de hoje, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que institui medidas legais de proteção animal em Curitiba. O texto, de autoria do prefeito Luciano Ducci, foi uma resposta ao projeto apresentado pelo vereador Professor Galdino (PSDB) em março de 2010. Agora o projeto voltará para a Prefeitura onde deverá receber a sanção do prefeito.

Na época em que o vereador apresentou o projeto de Lei, o texto chegou a ser aprovado na Câmara, mas foi vetado pela Prefeitura, que se comprometeu em readequar o texto a fim de torná-lo mais eficiente e compatível com as possibilidades da cidade. O argumento da Prefeitura para vetar o projeto, naquele momento, foi de que ele criaria despesas para o município quando tratava de aparelhar equipes especializadas nas secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Defesa Social. O novo texto, elaborado pelo corpo técnico da Prefeitura, foi apresentado à Câmara na primeira semana de novembro.

“É uma vitória de todos os que se comprometem com a defesa da dignidade dos animais. Fico muito satisfeito em saber que isso é um fruto do nosso trabalho, do diálogo que mantivemos com grupos de protetores e ONGs nessa cidade. Hoje estamos comemorando a concretização de um projeto que não é só meu, mas de muitos em Curitiba”, comentou Galdino. De acordo com o vereador, a proposta da Prefeitura é ainda mais abrangente do que o texto original protocolado por ele no ano passado. “Com a eficiência do corpo técnico do município, temos agora um projeto de Lei que não deixa brechas para a impunidade e atende ao anseio dos defensores da vida. É uma vitória da vida, sem dúvidas”, completou.

O projeto de Lei criminaliza práticas que atentem contra a vida de qualquer animal. As ações punitivas vão desde aplicação de multa até sanções administrativas a entidades e indivíduos que sejam denunciados ou flagrados praticando atos de maus tratos, tortura ou qualquer ação que atente contra a dignidade de animais de qualquer espécie, de forma intencional ou não.

Leia o PL na íntegra.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Movimento SOSBICHO apresentou emenda que foi aprovada que estabelece idade mínima e que os animais estejam esterilizados antes do “comércio”. O SOSBICHO é contra o comércio de animais, mas a lei seria aprovada de qualquer jeito. Assim, garantimos um ganho.
    Laelia Tonhozi – Movimento SOSBICHO.

  2. Tava na hora! Que orgulho da MINHA QUERIDA CIDADE CURITIBA. Parabéns pela iniciativa Proferssor Galdino e pelos vereadores que votaram nessa lei!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>