• Home
  • Justiça entra em ação na luta contra o tráfico de animais e o desmatamento

Justiça entra em ação na luta contra o tráfico de animais e o desmatamento

2 comments

O tráfico de animais silvestres é um crime que, no Brasil, só perde, em número de ocorrências, para o tráfico de drogas e de armas. A pena prevista para esse tipo de comércio é de seis meses a um ano de prisão. No entanto, a punição real não passa de prestação de serviços e pagamento de cestas básicas.

As consequências para a natureza podem ser irreversíveis, já que os animais mais visados pelos comerciantes são exatamente aqueles que correm maior risco de extinção. E quando esses animais são retirados da natureza, todo um ecossistema pode entrar em desequilíbrio.

O programa semanal de TV do STJ mostra que a Justiça tem tratado com mais rigor quem ameaça o equilíbrio ambiental. Veja por que a Corte decidiu que um policial acusado de traficar aves silvestres deveria responder ao processo na cadeia.

E mais: em decisão inédita, STJ autorizou o Estado a reflorestar uma área de preservação permanente localizada dentro de uma propriedade privada. E com possibilidade de transferir os custos para o dono do terreno. Prevaleceu o entendimento de que, embora a escritura seja particular, o direito a um meio ambiente saudável é coletivo.

Fonte: Correio do Brasil

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que bom, só espero que crimes contra os animais sejam cada vez mais levandos a sério pela justiça e puna severamente esses criminosos.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>