• Home
  • Avon financia testes em animais na China

Avon financia testes em animais na China

0 comments

Por Robson Fernando de Souza
do Blog  Consciência

Há algumas semanas a PETA removeu da lista de empresas cruelty-free a Avon, que até então era muito conhecida e respeitada pelo mundo por sua política de não testar seus produtos em animais não humanos e pelo encorajamento de métodos alternativos de testes de segurança de cosméticos. E incluiu a companhia entre as empresas que fazem testes em animais.

Isso deixou muitos consumidores veganos dos produtos da empresa atordoados sobre o por quê desse retrocesso. E uma leitora me avisou dessa mudança. Tratei então de investigar por que isso aconteceu. Enviei e-mail primeiro à PETA, e assim me responderam (tradução livre):

Caro Robson,

Obrigado por nos contatar sobre a Avon. A Avon estava incluída na lista cruelty-free da PETA por mais de duas décadas, daí ficamos atordoados ao saber que ela está pagando por testes em animais na China. Isso significa que a Avon não se qualifica mais para ser listada como cruelty-free, e nós a movemos da nossa lista de empresas que baniram permanentemente todos os testes em animais para nossa lista de companhias que testam sim em animais.

Pelos testes em animais serem requeridos pelo governo chinês antes de muitos produtos cosméticos poderem ser comercializados na China, algumas companhias escolhem não vender seus produtos lá. Nós convocamos você para apoiar essas empresas e continuar comprando produtos das mais de mil empresas de nossa lista de cruelty-free, que pode ser encontrada em http://www.PETA.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx. Por favor, faça a Avon saber por que você não comprará mais seus produtos.

Avon Products, Inc.
1345 Avenue of the Americas
New York, NY 10105
dearavon@avon.com
212-282-5000
800-367-2866

Graças a um generoso financiamento dado à PETA, nós agora estamos apoiando os esforços do Instituto pelas Ciências In Vitro (http://www.iivs.org), que está provendo treinamento para cientistas na China no uso de métodos não animais de teste e trabalhando com membros do governo para aceitarem os métodos não animais que são usados nos EUA, na União Europeia e em muitas outras partes do mundo. Nós estamos demandando da Avon para que contribua significativamente para esse esforço apressar o processo.

Para ler mais sobre métodos não animais e como a PETA tem sido instrumental na aceitação desses testes por governos ao redor do mundo, por favor visite http://www.PETA.org/issues/animals-used-for-experimentation/peta-scientific-papers-and-presentations.aspx.

Para aprender mais sobre como os animais sofrem em laboratórios, por favor vá a http://www.PETA.org/issues/animals-used-for-experimentation/default.aspx. Para se envolver nas outras campanhas da PETA, por favor veja http://www.PETA.org/action/default.aspx. Para fazer uma duação em apoio às campanhas da PETA para parar a crueldade contra animais, por favor visite http://www.PETA.org/donate.

Obrigado novamente por escrever e por tudo que você faz para ajudar os animais.

Com sinceridade,

O staff da PETA
http://www.PETA.org

Sabendo desse infeliz fato, enviei e-mail à Avon cobrando explicações e dizendo que não compraria mais produtos da empresa enquanto não parasse de pagar testes em animais na China. A companhia assim respondeu (tradução livre):

Obrigado por compartilhar seus pensamentos.

Obrigado por nos contatar.

O comprometimento da Avon em não testar em animais é o mesmo que tem sido por mais de vinte anos. Nada mudou, e nós continuamos a estar em comunicação com a PETA sobre o assunto. Nós sempre temos deixado bem claro que a Avon não conduz testes em animais “exceto quando exigido pela lei”. A Avon faz negócios em mais de cem países, e uma pequena porção desses países tem leis que requerem testes em animais. A Avon é apenas uma de uma longa lista de empresas de beleza globais que encaram a mesma questão. As únicas companhias que não vivem isso são aquelas que comercializam seus produtos em um número limitado de países. No entanto, em todo caso, antes de cumprir a lei, a Avon faz um esforço de boa-fé para persuadir a autoridade exigente a aceitar dados de testes não animais.

Por favor leia o anexo [em inglês] para aprender mais

Para colocar isso em perspectiva, a Avon oferece aproximadamente 9 mil produtos em mais de 100 países, e em 2011 menos de 0,3% desses milhares de produtos da Avon foram testados em animais tal como exigido pela lei (isto são três décimos de um porcento – 9000 x 0,003). Nossa meta é levar esse número a zero. É importante notar que a Avon independentemente substancia a segurnaça de seus produtos sem qualquer teste em animais e todo o programa global de segurança de produtos é calcado na oposição a testes desnecessários em animais e no respeito ao bem-estar animal. Em 1989 a Avon foi a primeira grande empresa de cosméticos no mundo a estabelecer uma política de não testar em animais. A única razão que uma pequena porção de produtos são testadas em animais é porque alguns governos ainda preciam aceitar o uso de abordagens alternativas cientificamente válidas para asseguramento de segurança.

Embora não possamos falar em nome da PETA, nós acreditamos que eles tenham decidido se tornar defensores mais agressivos na arena global com o foco em mudar leis na porção de países que requerem testes em animais para cosméticos. Avon e PETA compartilham o objetivo comum de persuadir os governos a aceitarem alternativas de abordagem cientificamente válidas aos testes em animais. A Avon está trabalhando junto com outras empresas globais de beleza para obter a aceitação de alternativas aos testes em animais ao redor do mundo.

É importante notar também que a Avon oferece empregos e oportunidades econômicas para indivíduos ao redor do mundo, com 6,5 milhões de representantes de vendas ganhando dinheiro para sustentar a si mesmos e a suas famílias – e a vasta maioria das representantes de vendas são mulheres. Isso inclui muitas na China para quem as oportunidades econômicas são muito limitadas.

Representantes de vendas e consumidores da Avon podem continuar usando os produtos da Avon com confiança.

Susan Heaney

Equipe de Responsabilidade Corporativa da Avon

A Avon está comprometida em ser uma cidadã global responsável. Saiba mais em http://responsibility.avoncompany.com/

O que quer dizer que a Avon faz testes em animais não apenas na China, mas também numa quantidade indeterminada, dita pequena, de outros países.

Um detalhe importante a se observar é que, se houver um boicote vegano à Avon por ela pagar testes em animais nos países que obrigam tais testes e esse boicote for abertamente anunciado e persistentemente renovado pelas ONGs de defesa dos Direitos Animais, a Avon e outras empresas multinacionais de cosméticos e outros produtos vão pressionar os governos/regimes desses países de legislação especista a mudarem suas leis. Se não se deixam mudar com o apelo do povo, terão que mudar com a coerção das grandes empresas. Isso acreditando-se que essas corporações realmente irão se comprometer em pressionar governos/regimes para abolir a obrigatoriedade dos testes em animais.

Portanto, fica o aviso: a Avon ainda paga pela realização de testes em animais em países como a China. Cabe aos veganos decidir boicotá-la desde já ou lançar um debate sobre a questão, se realmente vale a pena ou não fazer esse boicote. Esse assunto promete dividir opiniões entre nós veganos com a seguinte pergunta: é produtivo boicotar empresas multinacionais que são obrigadas por lei em outros países a testar seus produtos em animais?

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se menos de 0,3% dos produtos da Avon foram testados em animais, porque a empresa não zera esse número e preserva melhor o seu nome? O que será que tem mais valor, o conceito de uma empresa no mercado, ou 0,3% de seus produtos? Essa atitude me parece ganânciosa e pouco inteligente. Eu não compro mais produtos da Avon!

  2. Concordo com o boicote. Afinal, se é pelo lucro que eles continuam por lá, vamos dar prejuízo por aqui. Se o resto do mundo fizesse isso com certeza não valeria a pena vender por lá.

  3. logo mais vão querer proibir fazer churrasco… até um certo ponto concordo que é crueldade, mas um boicote a uma empresa que segue as leis do país onde comercializa o produto é muita babaquice… se tem algo errado é a lei do país, se o tal do PETA não tem condições de ir na China (por exemplo) e precionar o governo para mudar, é fácil jogar a responsabilidade na mídia pra outras empresas…
    continuarei comprando AVON !

    1. Realmente querido Fernando, deveria ser proibido até o consumo de carne. Se os abatedouros fossem de vidro nós não dormiriamos em paz uma noite sequer! Você não deve ter noção de tal atrocidade que disse. Com certeza você irá continuar comprando, porque não deve ter o mínimo de amor aos nossos irmãos animais. É uma pena ainda existirem pessoas assim, que preferem ser eternos ignorantes.

  4. Mandei essa msg no sac da avon e peço q todos q se importem q tambem divulguem sua indignação: “Venho através desta mensagem expressar minha decepção com a empresa Avon por estar financiando testes em animais na China, deixei de comprar os produtos assim que soube, sei que pode parecer insignificante para a empresa, mas divulgarei minha opinião para todas as pessoas que conheço e essas pessoas farão o mesmo numa corrente infinita assim como muitas correntes estão sendo formadas em várias redes sociais por iniciativas de muitas pessoas que se importam com a causa animal. O sofrimento dos animais de outros países não é menor que o deste país. A 1ª vista vocês podem achar que estão dando um grande passo conquistando o mercado de outros países, mas saibam que ao mesmo tempo que conquistam novos consumidores estão perdendo consumidores que compram os seus produtos a muitos anos, isso só o tempo vai mostrar … sei que não estou sozinha nesta caminhada e continuaremos a representar AQUELES que não podem falar para expressar a dor e o sofrimento à que são submetidos.”

  5. Sou vegetariana e mesmo q não fosse, sou humana na concepção da palavra. O sacrifício de qualquer vida que seja, não justifica os bens exagerados de consumo. Enquanto forem feitos sacrifícios em animais não humanos, significa que continuam a serem feitas torturas em humanos; não existe mais o valor à vida. Usar argumentos de trabalho, mão de obra, tb não justifica, pois atualmente existem várias outras possibilidades de campo. É só querer. Revolta? Muito ! Já pela manhã estarei cancelando meu pedido da Avon e repassando esta mensagem às amigas que tb compram (veganas e não veganas, somos, antes de qualquer coisa,sensíveis à dor e ao sofrimento. Será necessário que os homens todos sejam torturados para que sintam tb toda a dor aplicada aos bichos? Eu creio que sim…

  6. Meu Deus que Santa IGNORÂNCIA a vossa, não se preocupam em comprar um casaco em pele, ou umas boas botas ou mesmo cosméticos de grandes marcas publicitadas na comunicação social, mas quando se trata de uma empresa que cresce cada dia a nível mundial afirma que sim que só faz os testes em animais quando é obrigada, aí já ninguém quer. Que tal deixarem todos de ser hipócritas pois QUALQUER EMPRESA DE COSMÉTICOS QUE VENDAM EM DETERMINADOS PAÍSES SÃO OBRIGADOS A FAZEREM TESTES EM ANIMAIS ANTES DE OS COLOCAREM À VENDA. ACORDEM QUE JÁ É ALTURA DE DEIXAREM DE SER HIPÓCRITAS.

  7. COMECEM POR BOICOTAR AS LOJAS DOS CHINESES EM PORTUGAL QUE ESSES SIM SÃO OS VERDADEIROS CRIMINOSOS EM TODOS OS ASPETOS DESDE OS ANIMAIS AOS ECONÓMICOS. Já pararam para pensar na quantidade de lojas de chineses de abre todos os dias em Portugal??? Pensem sobre o assunto, pois decerto todos vós lá fazem compras !!!

  8. Acabei de enviar um email para eles, falando que gosto muito dos produtos, mas que não comprarei mais nada deles até que acabem com essa crueldade.

    1. Eu adorava a Avon, só comprava os produtos dela…Nunca mais e vou incentivar mais pessoas a não comprar mais. Quem sabe dessa forma ela pressiona esses governos a pararem com essa ingnorância de não usar outros métodos nos testes de seus produtos. A China não tem respeito pelos animais, é ela que corta as nadadeiras dos tubaroes, golfinhos vivos e jogam eles de volta ao mar, tambem é a China que mata milhares de baleias por ano, é uma guera entre ela e os defensores de Baleia. Absurdo!

  9. Em minha opinião – e é o que farei – devemos sim boicotar toda e qualquer empresa que use esse procedimento. Se para a Avon, o mercado chines e outros tantos, que violam direitos dos animais, é muito importante economicamente, que arque com o prejuízo de perder alguma fatia desse vasto mercado. Para eles, acho que tudo bem, são maiores que qualquer grupo vegano por aqui ou ali, mas o que conta é a chamuscada na marca, essa sim é maior que qualquer mercado. Temos que fazer pressão agora. Esse é o momento certo. Eles tem que escolher sem mantém a palavra dada, ou se escorregam quando intimados. A marca Avon é maior que qualquer chefe de estado, pois essa gente passa, a marca fica. Se quiserem jogar isso no ralo é só continuarem com essa aberração de cobaias para teste. Tem um produto da Avon, que eu uso a muitos anos, sempre. Pois não comprarei mais se continuarem nesta posição. Não me serve meia boca. Ou se livra de vez de usar animais em seus laboratórios ou estarão para sempre fora de minha vida.

  10. Droga! E agora até a AVON, já não bastasse lutarmos pra acabar com as que sempre testaram, mas O BOICOTE E A DIVULGAÇÃO É A ARMA DOS CONSUMIDORES CONSCIENTES.

  11. Nossa, estou tão triste com isso… E eu comecei a revender avon com 13 anos, foi a minha primeira forma de renda financeira… Bom, a Avon ,por mais que vise lucro como todas as empresas, é rica o suficiente para não precisar disso. Agora eu também questiono o seguinte: Se eles só testam os produtos para serem vendidos na china, se eles testam produtos que já foram inventados sem o teste em animais, e que foram aprovados, então esses produtos não farão mal aos animais…afinal, eles estão testando produtos já existentes, que foram aprovados nos testes in vitro, logo os animais não sentem dor. Ou eles também inventam produtos na china? Me respondam, por favor. Eu mandei um email para eles, reclamando sobre o fato de apoiarem testes em animais na china. Se eles estiverem mesmo causando sofrimento, é realmente uma pena, estou indignada e muito triste com isso…

  12. Realmente lamentável que uma empresa reconhecida mundialmente ainda pratique esses hábitos terréveis contra os animais indefesos. Animais do Brasil ou da China ou de outros países sofrem igualmente então enquanto não voltar para a lista do Peta não compro mais Avon. Realmente aboli !!!!

  13. Boa tarde.
    Gostaria de saber como poderiam ser feitos os Testes pra reações adversas sem a pratica nos animais.
    Sou vegetariana, não aprovo testes em animais, hj conversando com um membro da minha família que trabalha em uma Multinacional farmacêutica me explicou que somente seguem a legislação que determina essa etapa do Teste em animais.
    , do contrário, não fariam.
    Assim, segundo ela não há como prever “reações adversas” in vitro, tecido, etc.
    Isso é fato?
    Junto a essa pergunta, me relatou também que os laboratórios que não fazem tal pratica, são genéricos e que após o prazo de validação, ou seja, expiração das pesquisas utilizam o mesmo protocolo.
    Concluo então, que indiretamente são coniventes com a atrocidade em Testes animais.
    Vocês poderiam me enviar por e-mail as respostas?
    Agradeço a atenção.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>