• Home
  • Dia mundial contra a caça das baleias

Dia mundial contra a caça das baleias

0 comments

Por Natalia Cesana (da Redação)

Foto: Reprodução/Lastampa

Acabar definitivamente com o massacre dos cetáceos é o que pedem a Entidade Nacional de Proteção Animal (ENPA) e outras associações em defesa dos animais ao governo japonês, em ocasião do dia mundial de protesto contra a caça de baleias, programada para este sábado, dia 5 de novembro. É nesta data que os baleeiros japoneses começarão a matança.

Os ativistas da proteção animal da Itália estarão, a partir das 10h, na frente da Embaixada Japonesa em Roma para protestar. “A cada ano navios japoneses avançam nas áreas protegidas, os santuários do Oceano Antártico, e matam milhares de animais de espécies particularmente protegidas”, explica Ilaria Ferri, diretora científica da ENPA.

Segundo algumas estimativas, desde 1986 até hoje, são cerca de 20 mil as baleias mortas pelos japoneses. Oficialmente, recordam os animalistas, a caça de baleias é proibida. Mas o Japão contorna essa proibição sob o pretexto da “pesquisa científica”.”

O governo australiano em meses anteriores denunciou o Japão ao Tribunal Internacional de Haia, com o argumento de que as baleias, de fato, não são propriedade de nenhuma nação. O pedido de abertura de processo pelo governo australiano é uma luz verde para sanções contra o governo de Tóquio. Estas penalidades deveriam haver um efeito não apenas punitivo, mas, acima de tudo, de dissuasão para desestimular os baleeiros nipônicos a cometer mais massacres.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não sei quem assiste, mas todo sábado no Animal Planet às 19 passa o Whale Wars, que é sobre o grupo de protetores de baleias Sea Shepperds, que ataca todo ano os navios das frotas baleeiras japonesas, jogando granada e tal… Muito bom programa!

  2. É necessário posicionamento firme para mudar o quadro abusivo que temos hoje… Assim como a matança das focas, que os cretinos consideram esporte. Aff… Indignação pura!

  3. SERIA muito mais fácil se todas as nações com litorais e com presença de baleias em sua costa (como o Brasil) precionassem o japão para o fim da matança.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>