21ª feira de doação de cães e gatos em Atibaia (SP) obtém o melhor resultado de 2011


Foto: Diivulgação

A Prefeitura de Atibaia (SP) realizou no último domingo, dia 23, a 21ª edição da Feira de Doação de Cães e Gatos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O evento aconteceu em conjunto com a Feira da Saúde, na Festa da Primavera da AMADA (Associação dos Moradores e Amigos do Alvinópolis).

Por meio da feira, realizada na Praça Alvise Abramo, no Alvinópolis, foram doados 30 animais, sendo 23 cães e 7 gatos, configurando o melhor resultado de todas as feiras realizadas no ano de 2011.

Outro ponto de destaque do evento foi a participação de onze pessoas que levaram os seus animais para doação na feira. Dentre elas, pessoas que encontraram filhotes abandonados na rua e recolheram a ninhada em suas casas, além daquelas que levaram as crias de seus animais para doação, e ainda integrantes de ONGs.

“Independentemente da origem dos animais, o importante é que essas pessoas disponibilizaram um dia do seu final de semana para realizar esta boa ação. Elas permaneceram conosco durante toda a feira, ao lado dos animais pelos quais eram responsáveis, ajudando na manutenção e alimentação deles e também no atendimento ao público. Dessa forma, conseguimos trabalhar juntos pela diminuição do número de animais abandonados nas ruas”, enalteceu o médico veterinário da Secretaria de Saúde, Celso Maruta.

Segundo ele, “foi grande a movimentação de pessoas dentro do estande da Secretaria de Saúde, dividido entre as equipes do CCZ, com a feira de doação de animais, e da Vigilância Ambiental, que aproveitou o evento para realizar a divulgação dos trabalhos realizados pelo setor de Controle da Dengue e de Agravos”, comentou.

No local, os agentes de saúde apresentaram ao público, por meio de uma exposição, as larvas do mosquito da dengue – Aedes Aegypti –, além de exemplares de animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e cobras), morcegos e do inseto barbeiro. Cartazes informativos sobre as diversas doenças zoonóticas também serviram de orientação ao público que visitou o espaço organizado pela Prefeitura.

De acordo com o médico veterinário da Vigilância Ambiental, Carlos Garcia Louzada, a orientação prestada ao público durante o evento auxilia na prevenção e no controle de doenças zoonóticas. “Procuramos chamar a atenção das pessoas para medidas do nosso dia-a-dia que podem combater as doenças zoonóticas, como o descarte adequado do lixo e o hábito de não deixar acumular lixo e água em casa”, argumentou.

Adoção de animais

As pessoas interessadas em adotar um animal não precisam esperar as feiras de adoção. Elas podem ir direto ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na estrada da Cachoeira, no bairro da Boa Vista. O mapa de acesso encontra-se disponível no balcão de atendimento da Vigilância Sanitária, na Secretaria de Saúde, localizada na Nova Prefeitura, ou pode ser solicitado por e-mail: viam@atibaia.sp.gov.br.

A adoção poderá ser feita somente por pessoas maiores de idade, que assinarão o formulário de adoção e guarda responsável do animal. Para efetivar a adoção, a pessoa também precisa apresentar um documento de identidade, CPF, endereço completo e telefone de contato. Concluídas todas essas etapas, o novo tutor já poderá levar o seu animal para casa.

O CCZ atende de segunda-feira a domingo, das 10h às 11h e das 14h às 15h. Todos os dias, há funcionários capacitados para receber as pessoas interessadas em fazer uma adoção. Informações pelo telefone: 4414-2460.

Fonte: Atibaia


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRUELDADE

PRESERVAÇÃO

DADOS ALARMANTES

LEALDADE

LIBERDADE

INCONSCIÊNCIA

CRIME BÁRBARO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>