• Home
  • Prova do ENEM apresenta questão contra a pecuária

Prova do ENEM apresenta questão contra a pecuária

0 comments

Daniela
witchdany@yahoo.com

Foto: Divulgação

O ENEM 2011, realizado no último sábado (23), trouxe à luz um dos problemas associados à exploração pecuária no país: a emissão de gás metano.

O ENEM contou com mais 6 milhões inscritos, isso quer dizer que milhares de pessoas receberam essa informação, talvez pela primeira vez, e passarão adiante o problema causado à natureza e aos animais com tal prática exploratória e abusiva.

A questão que abordou o assunto, foi a 89a (veja a resolução), que dizia:

“De acordo com o relatório “A grande sombra da pecuária” (Livestock’s Long Shadow), feito pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, o gado é responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes. Disponível em: www.conpet.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2010.

A criação de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emissão de:

a) metano durante o processo de digestão.
b) óxido nitroso durante o processo de ruminação.
c) clorofluorcabono durante o transporte de carne.
d) óxido nitroso durante o processo respiratório.
e) dióxido de enxofre durante o consumo de pastagens.

Divulgação

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. eu sou defensora dos animais, mas sejamos francos, uma realidade não é ser contra a pecuária. é uma questão biológica, não significa que temos que erradicar com as vaquinhas, apenas que o corpo delas e de todos os ruminantes produzem em excesso o gás, mas mesmo os que não gostam muito das vaquinhas precisam dela. exagero e sensacionalismo a gente deixa pra gente fútil né?

  2. Não vi nada contra a pecuária na questão… ela se refere ao fato de os ruminantes eliminarem gás metano durante a digestão… biologia pura! Precisamos interpretar melhor o que lemos!

  3. e do jeito que você falou, os vegetarianos (não consome carnes nem produtos de origem animal feito ovos e leite) e os veganos (modo de vida) e abolicionistas (libertação de todos animais, contra o bem estarismo que existe ha 200 anos e nunca evoluiu realmente pra nada bom de concreto) são de fato a favor da extinção da pecuária. por isso, estritamente falando,a questão do enem é abolicionista, por ser como você colocou, “uma questão contra a pecuária”.

  4. O ENEM não apresentou uma questão contra a pecuária, o ENEM constatou um fato. Mas tudo isso se deve a prática de inseminação e a prática de procriação exarcebada que os HUMANOS aplicam nos bois e nas vacas… ou seja, indiretamente a culpa é do ser humano. Por sinal… a culpa SEMPRE é do ser humano.

  5. A questão é referente a produção de carne em grande escala. Hoje em dia poucas pessoas criam a sua vaquinha e seu boi na sua fazenda…a questão refere-se a essas indústrias…

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>